Notícia

ViaCarreira

Melhores jogos digitais de alfabetização gratuitos para usar nas aulas

Publicado em 03 novembro 2021

Por Isabella Moretti

As formas de aprender e descobrir o mundo variam de uma criança para outra, mas uma coisa é certa: todas progridem em contato com recursos lúdicos de aprendizagem. Por esse motivo, os jogos digitais de alfabetização estão em alta.

Os joguinhos digitais são capazes de tornar o aprendizado mais agradável, divertido e produtivo. As crianças brincam ao mesmo tempo em que aprendem a ler e escrever. Outra vantagem é que a maioria dos jogos são gratuitos.

O papel dos jogos digitais no processo de alfabetização

Os dispositivos tecnológicos estão cada vez mais presentes na rotina das crianças. Eles são usados para entreter, socializar e se informar. E para se aproximar mais dos seus alunos, os professores procuram inovar a cultura do ensino incluindo jogos digitais nas aulas e até nas lições de casa.

Quando usados corretamente, os jogos tornam o aprendizado mais interativo e dinâmico, complementando as clássicas atividades de alfabetização para imprimir. Os pequenos aprendem mais sobre letras, sílabas, palavras e frases completas, com exercícios que contribuem com o desenvolvimento da leitura e da escrita. Além disso, os games também melhoram a capacidade de raciocínio lógico das crianças.

Alguns jogos digitais podem ser acessados online, diretamente do navegador do computador, tablet ou celular. Já outros exigem o download de aplicativos gratuitos, disponíveis para Android e iOS.

Lista com os melhores jogos digitais de alfabetização

Listamos 15 jogos digitais de alfabetização que contribuem com o aprendizado nas aulas presenciais e remotas. Confira:

Relacionados

16 Atividades de Ciências para 1º e 2º ano do Ensino Fundamental

25 Atividades de natal para imprimir (em PDF)

Como fazer plano de aula? Veja o passo a passo e modelo pronto

1 – Ludo Primeiros Passos

Esse jogo online foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia do CNPq, em parceria com o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos, da Fapesp. O objetivo é fornecer recursos interativos para aumentar a capacidade de aprendizado dos alunos.

A principal proposta do jogo é associar imagens e sons para completar palavras. A cada acerto da criança, o nível de dificuldade aumenta um pouco.

2 – ABC do Bita

O ABC do Bita é um alfabeto interativo que contribui com o processo de alfabetização das crianças. Além disso, os jogos do app também desenvolvem a coordenação motora e o raciocínio lógico dos pequenos.

No jogo, as crianças aprendem as letras do alfabeto com desenhos e até mesmo um xilofone interativo. As associações incorporam a trilha sonora do desenho e várias narrações em português.

Disponível: Android | iPhone

3 – Jogos Arie

O site Jogos Arie é interessante porque possui não só um jogo, mas sim várias opções lúdicas e divertidas para alfabetizar as crianças. É possível aprender não só sobre a formação de palavras, mas também tabuada e as principais operações de matemática.

4 – PalmaKids

Através deste aplicativo, as crianças a partir de 4 anos associam as letras do alfabeto com imagens e sons, desenvolvendo memória visual e auditiva. Enquanto realiza as atividades propostas, os pequenos também melhoram a coordenação motora e concentração.

Disponível: Android | iPhone

5 – Stop

Quem foi criança nos anos 90 provavelmente brincou muito de stop. Que tal usar esse jogo no processo de alfabetização? Nesta brincadeira, é necessário digitar palavras com a letra indicada e de acordo com a categoria. Quem acertar o maior número de palavras em menos tempo vence.

Disponível: Android | iPhone

6 – Aulas Animadas

Para tornar as aulas mais dinâmicas, professores do ensino fundamental podem acessar a plataforma Aulas Animadas, criada pelo Instituto Paramitas. O site tem vários games educativos e planos de aula que mostram como usar os jogos nas atividades em sala de aula.

9 – LeLe Sílabas

Esse app tem como foco ensinar as crianças a construir palavras simples, a partir da combinação de diferentes sílabas. O game é composto por 30 fases, que envolvem o aprendizado de ??90 palavras e 60 fonemas.

Disponível: Android | iPhone

10 – Jogo da forca

O jogo da forca é uma brincadeira de infância simples que pode contribuir com a alfabetização das crianças. O desafio é mencionar letras para formar uma palavra. A cada erro, uma parte do boneco é desenhada.

Disponível: Android | iPhone

11 – Silabando

Esse jogo foi criado com o objetivo de ensinar as crianças a montar sílabas simples e complexas, além de pronunciar cada uma delas. Indicado para a faixa etária de até 7 anos.

Disponível: Android

12 – LetraKid

Já existe uma versão digital do tradicional caderno de caligrafia. Com o app LetraKid, a criança é estimulada a fazer letras minúsculas e maiúsculas, inclusive em escrita cursiva. Tem como usar caneta stylus.

Disponível: Android | iPhone

13 – Graphogame

Em 2020, o Ministério da Educação lançou o Graphogame, um jogo virtual de alfabetização para crianças de 4 a 9 anos. O game finlandês já foi traduzido para 25 línguas, inclusive o português.

O download do jogo, disponível para os sistemas operacionais Android, iOS e Windows, é gratuito. As crianças podem utilizar a ferramenta mesmo se o dispositivo não estiver conectado à internet.

O Graphogame estimula a alfabetização a partir do momento em que faz associações entre sons da língua oral com figuras.

14 – Languinis

Inspirado no clássico Candy Crush, esse game promete ensinar e divertir ao mesmo tempo. A criança tem a missão de combinar peças iguais para formar palavras. Portanto, é uma ótima opção para ampliar o vocabulário.

Disponível: Android | iPhone

15 – Ler e Contar

Esse aplicativo foi desenvolvido com a intenção de dar uma força no aprendizado escolar. De forma lúdica e divertida, ele ensina as crianças a juntar sílabas para formar palavras, escrever números, somar, subtrair, entre outras habilidades. Há, ainda, atividades que envolvem jogo da memória e ilustrações para colorir.

Disponível: Android | iPhone

Ferramentas digitais para criar jogos de alfabetização

Além dos jogos digitais de alfabetização apresentados acima, você pode criar as suas próprias atividades interativas para desenvolver com os alunos. Veja as melhores ferramentas para criar jogos digitais educativos:

Educaplay

O Educaplay é uma plataforma digital em inglês, mas que pode ser usada pelos professores para criar jogos educativos em português. O acesso gratuito permite criar 15 atividades divertidas e personalizadas para trabalhar com as crianças.

Jamboard

Aos professores que desejam criar os próprios jogos de alfabetização, aqui vai uma outra dica interessante: o Jamboard. Esse quadro digital, que faz parte da família G Suite, permite trabalhar com imagens e letras de forma interativa.

A grande vantagem do Jamboard é que o professor pode compartilhar o conteúdo com os alunos e habilitar a edição do documento. Assim, todos podem participar simultaneamente da aula. É uma ótima ferramenta para aulas remotas.

Wordwall

Wonderwall é uma plataforma no qual as pessoas criam atividades educativas e deixam esses conteúdos abertos para que outros professores possam usar.

O plano básico, que é gratuito, permite criar até cinco atividades digitais e interativas, que envolvem jogo da forca, palavra cruzada, flash cards, entre outros recursos.

Gostou da nossa lista de jogos digitais de alfabetização? Conhece outros? Deixe a sua indicação nos comentários.

Isabella MorettiFormada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do Via Carreira. Atualmente se aventura nos estudos sobre programação.