Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Melhor pós-graduação em medicina do país segundo o MEC, oncologia do A.C.Camargo recebe inscrições para mestrado e doutorado até 30/11

Publicado em 25 novembro 2012

Por Moura Leite Netto

Até 30 de novembro, sexta-feira, estão abertas as inscrições para 39 vagas da Pós-Graduação Stricto Sensu em Oncologia 2013 da Fundação Antônio Prudente (Hospital A.C.Camargo). Avaliado pela CAPES/MEC com a nota máxima desde 2001, curso já formou 440 mestres e doutores que ensinam Oncologia em escolas de Medicina de todo o país e recebe – além de médicos – psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, biólogos, entre outras formações

Até 30 de novembro candidatois interessados na pesquisa e carreira acadêmica ligadas ao câncer podem se inscrever para as 39 vagas do 1º semestre de 2013 do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado em Oncologia) da Fundação Antônio Prudente / Hospital A.C.Camargo. Os inscritos serão avaliadas pela Comissão de Pós-Graduação da instituição, inclusive em entrevista presencial, e os selecionados serão anunciados em 10 de janeiro de 2013, com início das aulas em 6 de fevereiro.

Criada em 1997, a Pós-Graduação do A.C.Camargo é a primeira em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e desde 2001 recebe a nota máxima nas avaliações promovidas pela CAPES, configurando-se entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Medicina ao lado da Neurologia da USP-Ribeirão Preto.

Mais detalhes sobre as avaliações da CAPES/MEC:

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/planilhascomparativastrienal2010/Medicina_I.xls.

Os candidatos podem escolher uma entre nove linhas de pesquisa: Aspectos Clínicos em Pacientes com Câncer, Biologia Molecular das Macromoléculas e Transdução de Sinal, Câncer de Cabeça e Pescoço, Câncer Colorretal, Câncer de Pulmão, Câncer do Trato Urinário, Genética das Neoplasias Humanas, Patologia dos Tumores e Tumores da Infância.  Informações sobre pré-requisitos, documentos necessários para inscrição, processo de seleção e de matrícula (gratuita), estão no Edital disponível em http://www.accamargo.org.br/editais/. Os alunos selecionados para ingressar no 1º semestre de 2013 poderão fazer pedidos de bolsa, que serão analisados pela CAPES, CNPQ e FAPESP. O auxílio para os projetos aprovados gira em torno de R$ 2 mil mensais.

Pioneiro – A área de ensino do A.C.Camargo destaca-se também por ter criado a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, e neste período formou cerca de 1.100 oncologistas – existem hoje em atividade no Brasil cerca de 2.200 especialistas na área. Atualmente, um em cada três oncologistas formados no país saem do A.C.Camargo.

Há 15 anos o Professor Ricardo Brentani criou a Escola de Pós-Graduação, hoje responsável pela maior produção científica da área, que responde por mais de 2/3 da produção nacional em Oncologia e tem cerca de mil e quinhentos artigos publicados em revistas internacionais indexadas. A Escola de Pós-Graduação é dirigida pelo médico Fernando Augusto Soares, Professor Titular de Patologia Geral da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

Stricto Sensu em Oncologia – Hospital A.C.Camargo

39 vagas abertas para 1º semestre de 2013

Inscrições: 22/10 a 30/11 de 2012, de 2ª a 5ª feira das 9 às 12 horas e das 13ª às 18 horas e sexta-feira das 8 às 14 horas ou por via postal, respeitando a data de postagem até 30/11, para Rua Professor Antonio Prudente, 211, 2º subsolo, Liberdade, São Paulo-SP, CEP 01509-900.

Edital disponível em: http://www.accamargo.org.br/editais/.

Sobre o Hospital A.C.Camargo - Instituição privada sem fins lucrativos criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros mundiais de tratamento, ensino e pesquisa em câncer. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades.

A cada ano atende cerca de 15 mil novos pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de um milhão de procedimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias,  quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de mais de 500 especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados nos maiores centros oncológicos do mundo.

Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, tendo formado em 2010 o seu milésimo residente. É também responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, é a primeira em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim, entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela FAPESP e Instituto Ludwig. Em 2010 foi responsável por 87% de toda a produção científica oncológica do país. 

Em 2012, o Hospital A.C.Camargo conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA).  No mesmo ano também conquistou alguns reconhecimentos importantes: foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo quarto ano consecutivo. Pelo Anuário Valor 1000 figurou como a 1ª. no ranking de serviços médicos e  foi eleito pela quarta vez uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame.

Acompanhe o Hospital A.C.Camargo nas Mídias Sociais

Facebook: http://www.facebook.com/HospitalACCamargo 

Youtube: http://www.youtube.com/accamargovideos 

Flickr: http://www.flickr.com/accamargo

Twitter: @haccamargo | ACCamargo_CIPE