Segundo o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Amazônia registrou o mês de agosto com mais queimadas até agora: foram 33.116 focos de incêndio. Os efeitos foram sentidos até mesmo em São Paulo, que, no começo desse mês, ficou coberta por um nevoeiro cinza, possivelmente relacionado às queimadas.
O Acordo de Paris, firmado em 2015, visa limitar o aquecimento da Terra a 1,5ºC até 2030. No entanto, nenhuma das principais economias do mundo, incluindo o G20, tinha um plano que cumprisse as obrigações deste acordo, afirma o Global Action Tracker.
A realidade compromete o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de números 13 e 15, da Agenda de 2023 da ONU, que dizem respeito à mudança climática e à vida terrestre.
Para refletir sobre o meio ambiente e a mudança global do clima, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (22/09) a pesquisadora do Centro de Estudo em Administração Pública e Governo da FGV, Fernanda Lima e Silva; e o representante da sociedade civil na primeira gestão da comissão da Agenda 2030 da ONU, Ergon Cugler.
O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.