Notícia

Informe MS

Médico imunologista António Coutinho no centro do Roda Viva

Publicado em 19 abril 2010

Diretor do Instituto Gulbenkian de Ciências, de Lisboa, o médico António Coutinho é considerado um dos cientistas mais influentes no mundo por suas pesquisas na área de imunologia. Coutinho, que trabalhou 16 anos no Instituto Pasteur, de Paris, chegando ao cargo de diretor da Unidade de Imunobiologia, será entrevistado no Roda Viva de hoje (19/04), a partir das 22 horas, na TV Cultura. O programa, conduzido por Heródoto Barbeiro, será transmitido, simultaneamente, no site www.tvcultura.com.br/rodaviva.

Estima-se que este ano 375 mil brasileiros devem ser diagnosticados com câncer. A luta contra a doença ganha novos capítulos todos os anos. São novas drogas que atacam apenas as células doentes, técnicas de radioterapia que agridem menos o organismo dos pacientes e avanços na elaboração de vacinas de prevenção.

O câncer é a doença que mais mobiliza a ciência na busca de cura. Os estudos e pesquisas mais recentes, incluindo as do professor António Coutinho, têm mudado e ampliado o entendimento sobre os mecanismos de defesa do corpo humano. E isso vem levando cientistas a também ampliar suas frentes de trabalho. De um lado, aperfeiçoando terapias já obtidas. De outro, buscando novas abordagens para decifrar e combater melhor os vários tipos de câncer.

A bancada de entrevistadores será formada por Reinaldo José Lopes, repórter de ciência do jornal Folha de S. Paulo Silvia Campolim, editora-chefe da revista Pesquisa Médica Fabiane Leite, repórter da editoria Vida do jornal O Estado de S. Paulo Ricardo Brentani, presidente da Fundação Antônio Prudente (Hospital do Câncer) e diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp).

Fonte: TV Cultura