Notícia

Folha da Região (Araçatuba, SP) online

Medicina Veterinária promove divulgação científica

Publicado em 05 outubro 2005

Alunos e professores da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba realizam entre os dias 24 e 27 de outubro a 5ª Semana de Divulgação Científica do Curso de Medicina Veterinária. O evento tem o apoio do FundUnesp (Fundo para o Desenvolvimento da Unesp) e visa não só a integração entre alunos e docentes, mas também a divulgação dos trabalhos desenvolvidos dentro da universidade. "Muitas vezes a gente não sabe o que está sendo realizado dentro da própria universidade, daí a importância desse evento", afirma a professora doutora de microbiologia Tereza Cristina Cardoso.
Durante a Semana, alunos do curso de graduação e pós-graduação e também os docentes apresentarão seus trabalhos científicos, a maioria desenvolvida com o apoio de órgãos de fomento à pesquisa, como Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A Faculdade de Medicina Veterinária tem 195 alunos na gradução, 23 na pós-graduação e 48 docentes.
A professora Tereza Cristina conta que a primeira edição da Semana foi realizada em 1993 para divulgar as pesquisas feitas e buscar a interação entre professores e alunos. O evento era realizado a cada dois anos, sendo que o último foi promovido em 2000. "Agora a Semana retorna com enfoque científico, com apresentação oral e exposição de painéis", explica a professora. O diferencial desta edição do evento é que toda a organização foi feita por alunos do 4º ano da graduação.
Um dos trabalhos que serão apresentados é o de uma aluna do curso de pós-graduação que fez uma retrospectiva do surto da raiva de 1993 a 1995 e a análise sobre as influências no aparecimento da leishmaniose. Outro trabalho que será divulgado são os dados da campanha de diagnóstico e cirurgia de catarata que foi realizada este ano em cães no hospital veterinário da faculdade, informa o professor doutor de cirurgia Alexandre Lima de Andrade.
Os trabalhos serão apresentados entre os dias 24 e 27 de outubro, das 18h às 19h, na biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba. A comunidade também poderá ter acesso aos trabalhos, pois ficarão expostos na biblioteca durante a Semana. Mais informações sobre a 5ª Semana de Divulgação Científica do Curso de Medicina Veterinária no site www.foa.unesp.br.