Os laboratórios de pesquisa experimental da Faculdade de Medicina (FM), Câmpus de Butucatu, foram contemplados com dois equipamentos multiusuários para procedimentos cardiológicos cedidos pela Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo).
A ultracentrífuga e um ecocardiógrafo já estão na unidade somam R$ 300 mil em investimentos. A aquisição foi possível após aprovação de um projeto, coordenado pela professora Marina Politi Okoshi, com a participação de outros pesquisadores do Departamento de Clínica Médica que atuam na área de remodelação cardíaca e biologia molecular. Os aparelhos serão usados nas instalações que futuramente se transformarão na Unidade de Pesquisa Experimental (Unipex) e na Unidade de Experimentação Animal (UPEA) da FM. A professora Marina explica que a análise das estruturas cardíacas e da função ventricular é habitualmente feita em animais de pequeno e médio portes por meio de estudo ecocardiográfico.
"Como se trata de técnica não invasiva, é possível realizar estudo longitudinal em avaliações seriadas do coração, com animais sob leve anestesia. Por isso solicitamos o equipamento para ecocardiograma que irá compor o parque da Unipex", afirma. Em relação à centrífuga, a pesquisadora afirma que sua utilização é fundamental para o estudo dos mecanismos envolvidos na remodelação cardíaca e na análise de estruturas intracelulares. "Com a centrífuga é possível observar a célula dividida em várias partes, sendo possível analisar seus componentes individualmente", diz.
Os aparelhos ficarão disponíveis para pesquisadores de diversas áreas de pesquisa, incluindo os que trabalham em pesquisa clínica. Ambos podem servir, inclusive, para pesquisas de outros centros.
Fonte: www.unesp.br