No dia 15 de novembro foi divulgado o resultado final do Famelab Brasil 2020. A grande campeã foi a carioca a Gabriela Ramos Leal . Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Unigranrio e doutora em Clínica e Reprodução Animal pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com período sanduíche na University of Adelaide, na Austrália, a jovem de 34 anos é moradora da capital do Rio de Janeiro. Atualmente é revisora de periódicos científicos internacionais, médica veterinária do Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman e docente de Embriologia na Universidade Castelo Branco (UCB).
Gabriela representa o Brasil, nesta segunda, 16, no FameLab International.
Gabriela representa o Brasil, nesta segunda, 16, no FameLab International, com anúncio dos finalistas transmitido ao vivo no YouTube do FameLab: https://www.youtube.com/user/famelab
Dos 118 inscritos nesta 4ª edição, 30 foram selecionados para a semifinal, sendo três bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e receberam um treinamento em comunicação científica ministrado pelo Prof. Ronaldo Christofoletti (Unifesp) e a treinadora britânica Wendy Sadler, antes de se apresentarem diante de um comitê avaliador e convidados. Na seqüência, 10 participantes foram escolhidos para disputar a final.
O Famelab
Lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e é realizado em 32 países pelo British Council. É considerada, hoje, uma das maiores competição de comunicação científica do mundo.
No Brasil, a iniciativa está em sua quarta edição e conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações por meio do CNPq, do Conselho Nacional das Fundações de Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
A final foi transmitida neste domingo, 15 pela TV Cultura, disponível no Youtube do canal: https://youtu.be/PK_LQtnebYo