Notícia

Diário de Sorocaba

MEC realiza a primeira olimpíada de matemática

Publicado em 19 abril 2006

Por Agência FAPESP
Apesar de o Ministério da Educação (MEC) não ter feito análise detalhada para saber o impacto da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) do ano passado, uma nova edição está sendo preparada pare este ano.
Alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais podem se inscrever, por meio de suas instituições de ensino, até 2 de junho. "A primeira edição da Obmep superou todas as expectativas, especialmente pela representatividade. Participaram escolas de todos os estados, representando 93% das cidades brasileiras", disse Lúcia Lodi, diretora do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do MEC, à Agência FAPESP.
A alta procura continua na segunda edição. Apenas no primeiro dia de inscrições, em 12 de abril, foram mais de 2 mil cadastros. Para Lúcia, a Obmep, parceria entre o MEC e o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem conseguido alcançar os objetivos de descobrir jovens talentos e estimular o ensino da matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse dos participantes.
"A matemática é uma disciplina com baixos índices de aproveitamento escolar e esse tipo de política de incentivo é essencial para suprir essa lacuna, uma vez que muitos alunos conseguem melhorar seus índices de desempenho", afirma.
As datas das duas provas que compõem o evento foram definidas. A primeira ocorrerá em 29 de agosto e a segunda em 18 de novembro. Habilidades para o desenvolvimento do raciocínio lógico, conhecimento técnico e senso crítico serão alguns critérios avaliados. O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) são as responsáveis pela direção acadêmica da competição.
Serão premiados 300 alunos com medalhas de ouro, 405 com medalhas de prata, 405 com medalhas de bronze e 2.001 estudantes com bolsas de estudo em iniciação científica júnior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A lista com os nomes dos premiados será divulgada em março de 2007.
O MEC também quer criar a Olimpíada Brasileira de Português das Escolas Públicas, da mesma forma voltada para os ensinos médio e fundamental.