Notícia

Fator GIS

MEC Premiará Melhores Teses de Doutorado

Publicado em 11 janeiro 2006

A partir de 2006, as melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) serão premiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O objetivo, com o Prêmio Capes e o Grande Prêmio Capes de Tese, é ampliar a participação acadêmica nos programas de pós-graduação e contribuir para aumentar a visibilidade das pesquisas brasileiras.
"Trata-se do primeiro prêmio oficial, em nível nacional, especialmente destinado aos trabalhos de doutorado", explica José Oswaldo Siqueira, integrante do Conselho Técnico Científico da Capes e responsável pela proposta de criação do prêmio. "Temos um prêmio nacional de iniciação científica [o Prêmio Jovem Cientista, do CNPq], mas nenhum destinado aos doutorandos", afirmou Siqueira, à Agência FAPESP.
O Prêmio Capes de Tese será concedido a cada uma das áreas da pós-graduação que tenha representação na Capes. Ao todo são 42 áreas do conhecimento. As teses premiadas nessa modalidade irão concorrer no Grande Prêmio Capes de Tese, que irá escolher três teses, uma de cada conjunto de grandes áreas.
O primeiro conjunto inclui ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias. O segundo, engenharias e ciências exatas e da terra, e o terceiro conjunto agrega as áreas de ciências humanas, lingüística, letras e artes e ciências sociais aplicadas e na área de ensino de ciências.
"A motivação é promover uma competição sadia entre os doutorandos, o que é essencial no mundo acadêmico, por meio de um mecanismo de reconhecimento à qualidade dos melhores trabalhos científicos do país", disse Siqueira, que é também professor do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais.
Siqueira explica que as pró-reitorias de pós-graduação de cada instituição de ensino superior participante deverão indicar no máximo uma tese por área do conhecimento. As homenagens da primeira edição do prêmio estão marcadas para julho deste ano, mês em que a Capes comemora 55 anos. Serão premiadas teses defendidas em 2005.
Os autores dos trabalhos vencedores do Prêmio Capes de Tese ganharão diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de um ano. Já aos autores das teses campeãs do Grande Prêmio serão oferecidos diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado internacional de um ano. Os orientadores ganharão auxílio equivalente a uma participação em congresso ou igual soma de recursos para o financiamento de algum projeto aprovado pela Capes.
Mais informações: www.capes.gov.br/capes/
Agência FAPESP