Notícia

UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

MCTIC recebe inscrições para evento internacional de divulgação científica

Publicado em 11 janeiro 2018

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) vai levar até 15 pesquisadores brasileiros para participar da final nacional do concurso FameLab, que aproxima cientistas do público em geral por meio do desenvolvimento de suas habilidades de comunicação. Os interessados devem enviar aos organizadores do concurso dois vídeos de três minutos cada, sendo um em português e outro em inglês, explicando um conceito científico em apenas 3 minutos.

Para o vídeo não pode ser usado nenhum recurso eletrônico como slides, edição, efeitos especiais ou trilha sonora. O uso de materiais de apoio portáteis é limitado.

Podem participar da seleção bolsistas de mestrado (stricto sensu), doutorado, doutorado direto e pós-doutorado que recebam apoio do CNPq, do Confap e da Fapesp, de acordo com as regras propostas por cada entidade. Pesquisadores brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, maiores de 18 anos, matriculados em cursos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e livre-docência nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática também podem submeter projetos. Candidatos de anos anteriores que não tenham sido contemplados com o prêmio podem submeter seus vídeos para avaliação novamente.

As produções devem ser encaminhadas à comissão julgadora do FameLab até 28 de fevereiro de 2018, por meio da página: http://www.famelab.com.br/. A decisão no Brasil acontecerá em 27 de abril de 2018, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ).

O concurso FameLab foi lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham (Inglaterra) e está presente em 32 países. Organizado pelo British Council, é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Fonte: MCTIC