Notícia

Agência de Notícias – Defesa

MCTI participa de lançamento de novo centro de Inteligência Artificial para a Indústria 4.0 - Defesa

Publicado em 23 junho 2021

Nesta quarta-feira (23/06), a partir das 14h, será realizado evento de lançamento da Plataforma IAsmin, um centro de Inteligência Artificial coordenado pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, em parceria com a iniciativa privada e mais 28 universidades e instituições nacionais e internacionais.

Para o desenvolvimento das pesquisas, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destinarão cinco milhões de reais, de um total de 15 milhões de reais previsto para a implantação do centro.

A estimativa é que o projeto, que nasce com a participação das empresas Bosch, Braskem, Klabin, Siemens, Siemens Energy e Stellantis, movimentará cerca de 50 milhões de reais na primeira etapa de operação. As linhas de pesquisa contemplarão: monitoramento e controle em tempo real, sistemas autônomos de robótica e de máquinas-ferramenta, manutenção prescritiva, digital twin, interoperabilidade e integração da cadeia e segurança cibernética.

Além de fomentar políticas públicas em Inteligência Artificial, “o objetivo é equipar o setor produtivo nacional com ferramentas avançadas, desenvolvendo Inteligência Artificial para implantação e consolidação da Indústria 4.0 no país”, afirma o pesquisador responsável pelo projeto e diretor-presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes.

Para a Siemens Energy, iniciativas como essa são fundamentais para levar o desenvolvimento de tecnologias e soluções a novos patamares no Brasil: “A inteligência Artificial tem um poder de transformação enorme dentro do setor produtivo. O Centro de Pesquisa Aplicada em IA contribui justamente nesse sentido, amplificando nosso ecossistema de inovação e também desenvolvendo capital humano local,” afirma Caio Pandolfi, Head de Inovação da Siemens Energy no Brasil

Para José Borges Frias Jr, Diretor de Inovação da Siemens, a implantação no IPT do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial com foco na Indústria 4.0 é de extrema importância para os segmentos industrial e de infraestrutura brasileiros: “Fazer parte deste projeto é um orgulho muito grande para a Siemens e está alinhado com nosso pilar estratégico de “Tecnologia com propósito”, que visa a transformação digital nestes segmentos. As novas tecnologias têm revolucionado os modelos de negócios das empresas e ter um espaço focado em Inteligência Artificial é um grande passo para ampliar as iniciativas de inovação no setor produtivo e de infraestrutura do país”, afirma o executivo.

A Plataforma IAsmin envolverá parcerias com instituições nacionais de pesquisa como USP, Unicamp, Unesp, ITA, Unifesp e UTFPR, entre outras. Terá a participação de 73 pesquisadores associados, 11 pesquisadores principais e oito instituições internacionais de pesquisa. Entre elas estão: Instituto Fraunhofer da Alemanha, University Southern Denmark, Universidade Politécnica da Catalunha, Universidade do Minho em Portugal e RWTH Aachen University na Alemanha.

Participam do evento de lançamento o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, astronauta Marcos Pontes, a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São de Paulo, Patricia Ellen.

O evento será transmitido neste canal

bit.ly/Lancamento_IASMIN_IPT_Link

Informações para imprensa

João Garcia – IPT

(11) 98609-7517 e (11) 99702-7993

Flávio Freitas – IPT

Tel. (11) 99910-9046

Fonte: IPT

Fonte: MCTI