Notícia

Agência Gestão CT&I

MCTI lançará Chamada Universal na próxima semana

Publicado em 15 dezembro 2015

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, afirmou que a pasta deve lançar no dia 21 ou 22 a Chamada Universal. O edital é o mais amplo da esfera da federal, apoiando projetos que visam contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, em qualquer área do conhecimento. Embora o valor ainda não tenha sido divulgado, é provável que o programa disponibilize valores semelhantes ao de 2014, R$ 200 milhões.

Pansera noticiou o lançamento da chamada durante a entrega do 17º Prêmio Finep de Inovação, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (11). Durante a cerimônia ele destacou ainda a importância da integração entre a geração de conhecimento e a atividade econômica.  " que consigamos cada vez mais amenizar as crises econômicas, precisamos de setor produtivo forte e que os centros de pesquisa estejam vinculados a ele", disse.

Criada em 1998, a premiação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) reconhece e divulga esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas. Um total de R$ 8 milhões foi distribuído entre os ganhadores de oito categorias.

Celso Pansera informou  ainda que o esforço conjunto para combater o zika vírus será integrado por MCTI, Ministério da Saúde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Nesta terça-feira, o haverá uma reunião entre os ministérios e os pesquisadores para discutir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite também o vírus da dengue e da chikungunya.

Escrito por Agência Gestão CT&I

(Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI)