Notícia

ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação

MCTI lança 1ª edição do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

Publicado em 02 outubro 2020

Por letraseartes

Cerimônia será realizada pelo ministro Marcos Pontes e o presidente do CNPq, Evaldo Vilela

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Evaldo Vilela lançam nessa sexta-feira a 1ª edição do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI) celebrado em outubro. Instituído pelo Decreto n. 10.497 de 2020 pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a norma atribui ao Ministério a coordenação das atividades e ações referentes à data.

Voltada para a popularização da ciência, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) concentra no mês de outubro a ampla divulgação do seu conjunto de projetos, ações e programas, promovendo palestras e atividades para públicos diversos que atuam direta ou indiretamente no setor de CT&I e para a sociedade brasileira.

A ação em nível nacional para o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações estabelece esforços integrados, coordenados e simultâneos que contemplam a relevância da Ciência, da Tecnologia e da Inovação como mecanismo que promove melhoria da qualidade de vida das pessoas e a formação de cidadãos críticos, com uma estratégia pedagógica. A necessidade constante de desenvolvimento humano e sustentável norteia os 16 anos da popularização da ciência no âmbito das atividades desenvolvidas para o mês de outubro – pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e todas as suas entidades vinculadas.

O evento será transmitido no endereço eletrônico: www.youtube.com/ascommcti

Entrega do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica

Durante a cerimônia de lançamento da 1ª edição do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações será realizada também a entrega do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. O agraciado é o jornalista Carlos Fioravanti, da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp) que receberá do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Evaldo Vilela, o Prêmio – que é um reconhecimento do CNPq a jornalistas, pesquisadores, escritores e instituições que contribuem significativamente para a divulgação da ciência brasileira.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Inserida nas atividades e celebrações a serem realizadas no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) chega à sua 17ª edição esse ano. O mês de outubro contempla também datas relevantes ao tema dentro do calendário brasileiro, tais como, 12 de outubro (Dia das Crianças); 15 de outubro (Dia dos Professores); 19 de outubro (Dia Nacional da Inovação – Lei n. 12.193/2010).

Fonte: MCTI