Notícia

Jornal do Commercio (RJ)

MCT tem nova unidade de pesquisa para o semi-árido

Publicado em 12 fevereiro 2005

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) tem uma nova unidade de pesquisa. Trata-se do Instituto Nacional do Semi-Árido Celso Furtado (Insa), que teve suas atribuições definidas no Decreto 5.365, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União no último dia 4.
Segundo o texto, caberá ao Insa "promover, executar e divulgar estudos e pesquisas científicas e de desenvolvimento tecnológico, formar e proporcionar a fixação de capacidades humanas para o semi-árido brasileiro, além de realizar, propor e fomentar projetos e programas de pesquisa científica, estabelecendo os intercâmbios necessários com instituições regionais, nacionais e internacionais".
Segundo o MCT, dentro do plano geral do Governo Federal para resgatar e valorizar o semi-árido, importante região do Nordeste, será ainda função do instituto subsidiar a formulação de políticas públicas "que visem ao desenvolvimento econômico-social, bem como acompanhar e difundir o conhecimento relativo ao semi-árido".
O Insa havia sido criado oficialmente pela medida provisória 151, publicada no Diário Oficial em 19 de dezembro de 2003, quando ficou estabelecido que sua sede seria na cidade de Campina Grande, na Paraíba. (Agência FAPESP)