Notícia

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Mauro Borges, professor da Face, substitui Pimentel no Ministério do Desenvolvimento

Publicado em 14 fevereiro 2014

O professor Mauro Borges Lemos, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), assume, nesta sexta-feira, 14, interinamente, o ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Mauro Lemos substitui Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte e professor da Face, que deixa o cargo para se candidatar ao Governo de Minas.

O recente nomeado ministro é presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) desde 2011, cargo que ocupa conjuntamente com a secretaria executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), entidade também vinculada ao ministério que agora assume.

Mauro Borges também é membro do Conselho de Administração do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte.

Com pós-doutorado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e na Universidade de Paris, o professor tem experiência nas áreas de planejamento e desenvolvimento regional, industrial e tecnológico, tendo atuado em diversos projetos de pesquisa relacionados a esses temas, muitos dos quais na condição de coordenador.

Natural de Cássia (MG), Lemos foi diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG e atuou como pesquisador, parecerista, consultor técnico e consultor ad hoc em entidades como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também exerceu a função de secretário executivo da Associação Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia (Anpec), tendo sido eleito para dois mandatos consecutivos.

Confira a publicação da nomeação.

(Com Comunicação do MDIC)