Os moradores da rua Carlos Malheiros Oeterer, no Jardim Santa Rosália, cujas casas fazem fundo com o pátio da Brasil Ferrovias (na antiga Fepasa), reclamam do mato alto e da má conservação da área onde estão sucatas da empresa. De acordo com os vizinhos, aranhas, cobras e insetos estão invadindo as casas e há até queixa de que o terreno é freqüentado por usuários de drogas.
Maria Aparecida Vieira Valareli, moradora vizinha à área, diz que ladrões usam o local inclusive para esconder produtos de furtos que ocorrem nas residências próximas. "Há uma casa abandonada que não tem muro nos fundos e serve de acesso fácil para o pátio da ferrovia", reclamou.
Sobre os bichos peçonhentos, a moradora disse ainda que uma vizinha idosa encontrou uma aranha enorme dentro de casa e passou mal por conta do susto que levou. Além disso, com as chuvas e os dias quentes dessa época, pernilongos e outros insetos proliferaram na área, migrando para residências próximas. "A Prefeitura faz tanta campanha para a gente não deixar água parada em casa e ali, há vários locais que podem acumular água de chuva e virar criadouros de mosquitos", disse.
Luís Manfredi, que já foi funcionário da antiga Fepasa e também mora nas proximidades, lamentou que o local esteja naquele estado. "Esse é um patrimônio histórico que está se desfazendo por conta do descaso dos responsáveis".
Limpeza será feita
A assessoria de comunicação da Brasil Ferrovias, afirmou ontem o local passará por limpeza em breve. Eles disseram que as chuvas e o calor aceleram o crescimento do mato e isso acontece com freqüência não apenas ao longo das estradas de ferro, como também nos pátios operacionais da empresa. Para resolver o assunto, conforme informaram, foi desenvolvida - em parceria com a Unesp e com a Fapesp - uma composição (espécie de trem) que possui um sistema de controle computadorizado para a aplicação e distribuição de herbicida, sem agredir o meio ambiente. A Seção de Prevenção e Controle de Zoonoses, da Prefeitura de Sorocaba, também informou que enviará agentes ao local para verificar a situação e tomar providências.
Notícia
Folha de S. Paulo - Vale (São José dos Campos)