Notícia

Secretaria de Ensino Superior (SP)

Material didático destaca saúde pública

Publicado em 01 setembro 2008

Por Fábio de Castro

Material apresenta princípios fundamentais da área em abordagem acessível a estudantes de graduação

A área de saúde pública tem um amplo material didático à disposição para cursos de pós-graduação e especialização. Mas, como esses livros são bastante específicos, quem busca uma introdução aos conceitos fundamentais da disciplina precisa buscá-la em bibliografias esparsas.

Com Saúde Pública – Bases Conceituais, que acaba de ser lançado, Aristides Almeida Rocha e Chester Luis Galvão Cesar, professores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), esperam preencher essa lacuna.

De acordo com Cesar, que é diretor da FSP, o livro apresenta conceitos e princípios básicos da saúde pública em linguagem acessível para alunos de graduação ou para estudantes de especialização provenientes de outras áreas. São 18 capítulos escritos por 54 autores, em sua maioria docentes da instituição.

"Na FSP, temos o curso de graduação de nutrição, mas a saúde pública é abordada apenas em cursos de pós-graduação. Desenvolvemos também disciplinas em mais de uma dúzia de cursos de graduação da USP, como farmácia, engenharia, fonoaudiologia ou enfermagem. Faltava um texto que servisse tanto para essas graduações como para os alunos de outras áreas que se especializam em saúde pública", disse Cesar à Agência FAPESP.

Segundo ele, o livro permite que o estudante tenha uma idéia geral de qual é o campo de interesse da saúde pública. "Serve também para um aluno de uma área específica da saúde pública que queira saber quais são as várias áreas do conhecimento que configuram o nosso campo em sua totalidade. Creio que é o primeiro texto com essa característica no nosso meio", apontou.

Também são abordadas áreas novas, como direito sanitário, ética e saúde pública, promoção da saúde e economia da saúde. "Procuramos trazer uma visão moderna e atualizada do campo. A apresentação dessas áreas novas é feita com um forte componente brasileiro, já que a ascensão delas está ligada, por exemplo, à criação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]", disse.

Cesar destaca que o livro teve grande adesão de docentes de diversas disciplinas da FSP. "Como uma contribuição coletiva, ele mostra o trabalho que vem sendo desenvolvido em todas as áreas da escola", afirmou.

O professor espera que a obra, que mostra a patente multidisciplinaridade da saúde pública, ajude a despertar vocações em alunos de diferentes áreas. "Esperamos que estudantes de graduação identifiquem um campo de atuação interessante", disse.

Segundo Cesar, o livro não chega a ter um caráter amplo de divulgação científica, mas a linguagem acessível para alunos de graduação faz dele um instrumento introdutório de interesse. "A linguagem utilizada e o glossário que foi incluído ajudam a cumprir esse objetivo de oferecer uma noção da magnitude do campo da saúde pública", disse.

Saúde Pública - Bases Conceituais

Autores: Aristides Almeida Rocha e Chester Luis Galvão Cesar

Lançamento: 2008

Preço: R$ 137