Notícia

Esteta

Materiais celulares utilizados para regeneração óssea

Publicado em 08 abril 2014

O Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp dá continuidade, dia 10 deabril, às 19 h, ao projeto Física ao Entardecer. As palestras, gratuitas e abertas ao público em geral, enfocam, de maneira acessível, temas ligados à Física por destacados palestrantes. O tema será Materiais celulares utilizados para regeneração óssea, com Carlos Roberto

Grandini, do Laboratório de Anelasticidade e Biomateriais da Unesp de Bauru. O Instituto fica na R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 - em frente ao Metrô Barra Funda. Informações: (11) 3393-7836.

 

Síntese da Palestra

Há tempos pesquisadores vêm dedicando esforços para encontrar materiais com características adequadas para a restauração e substituição dostecidos ósseos no corpo humano, tentando desenvolver materiais queapresentem ao mesmo tempo propriedades e funcionalidades adequadas a este tipo de utilização. Uma das possibilidades é a utilização demateriais sintéticos porosos (materiais celulares), onde as células podem migrar, aderir e se multiplicar nesta estrutura porosa. Nesta palestra, iremos mostrar os principais materiais utilizados como materiais celulares para regeneração óssea, bem como aqueles com funcionalização da superfície para facilitar a interação entre o tecido ósseo e o implante.

 

Sobre o Palestrante

Carlos Roberto Grandini possui graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado em Física pela Universidade deSão Paulo (1988), doutorado em Física pela Universidade de São Paulo

(1993), Pós-Doutorado em Física na Università Degli Studi di Roma "LaSapienza" (1996-1997) e Livre-Docência em Física pela Universidade Estadual Paulista de Mesquita Filho (2002). Atualmente é Professor Titular e Presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais e coordenador do Grupo de Anelasticidade e Biomateriais.

É consultor ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. É bolsista de Produtividade em Pesquisa (proc. 301812/2010-1) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É vice-presidente da Sociedade Latino Americana de Biomateriais e Órgãos Artificiais e membro da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Brasileira de Vacuo, da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais e da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise . É avaliador institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. É referee das revistas Journal of Non-Crystalline Solids, Materials Science & Engineering A,Materials Science & Engineering C, Philosophical Magazine, Journal of Materials Science, Surface Coatings Technology, Applied Physics A,Materials Characterization, Journal of Osseointegration, Artificial Organs, Defect and Diffusion Forum, Materials Science Forum, Scripta Materialia, Materials Research, Cerâmica e Matéria. Tem experiência na área de Física e Metalurgia, com ênfase em Biomateriais Metálicos e Propriedades Mecânicas e Acústicas da Matéria Condensada.

 

Portal Unesp