Notícia

Diário PB

Matemáticos se reúnem em evento internacional em JP

Publicado em 19 fevereiro 2018

A cidade de João Pessoa será a capital internacional da matemática no período de 20 a 24 de fevereiro. Trata-se do “VII Wenlu – Workshop in Nonlinear PDE’s and Geometric Analysis” (Oficinas Parciais de Equações Diferenciais e Análise Geométrica), que terá como sede a Estação das Artes, prédio do complexo Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

O VII Wenlu é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Programa de Pós-graduação em Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Instituto de Ciência e Tecnologia em Matemática (INCT-Mat).

O professor de matemática da UFPB, Damião Junio Araújo, integrante do comitê organizador do evento, disse que a matemática brasileira desfruta de um sólido prestígio internacional e este Wenlu é inédito em João Pessoa, pois busca mostrar as pesquisas existentes no mundo sobre a matemática pura, que é aquela matemática que não tem ou “não precisa” se preocupar com a aplicação em determinada área do conhecimento científico.

Estão confirmadas, nas plenárias, as presenças de matemáticos de universidades internacionais e brasileiras, a exemplo de: Enrique Fernández Cara (US, Espanha), Lei Zhang (UFL, Estados Unidos), David Costa (UNLV, Estados Unidos), Ilkka Holopainen (UH – Finlândia), Sylvain Ervedoza (Univ-Toulose – França), Federica Sani (UniMi, Itália), Marta Calanchi (UniMi, Itália), Cristina Tarsi (UniMi, Itália), Pedro Ubilla (USACH, Chile), Jianjun Zhang (CGJQU, China), José Miguel Urbano (UC, Portugal), Julio Daniel Rossi (UBA, Argentina), Achache Mahdi (Univ. Bordeaux, França), Claudia Santana (UESC, Brasil), Paolo Piccione (USP, Brasil), Pierluigi Benevieri (USP, Brasil), Bianca Calsavara (UNICAMP, Brasil), Claudionor Alves (UFCG, Brasil), Edcarlos Domingos da Silva (UFG, Brasil), Enrique Fernández Cara (Univ. Sevilla, Espanha), David Costa (Univ. of Nevada, Estados Unidos), Ederson  dos Santos (USP, Brasil), Sylvain Ervedoza (Univ-Toulose, França), Ilkka Holopainen (UH, Finland), Liliane Maia (UnB, Brasil), Abbas Moameni (Carleton, Canadá), Enea Parini (Aix-Marseille Université – France) e outros.

I Ciclo Paraibano de Matemática – Paralelo ao “VII Wenlu – Workshop in Nonlinear PDE’s and Geometric Analysis”, na sexta-feira (23) e sábado (24), também na Estação das Artes, acontecerá o I Ciclo Paraibano de Palestras de Divulgação da Matemática (Ciclo Mat), que é destinado aos professores da rede ensino das escolas públicas de João Pessoa.

Para participar do “I Ciclo Mat” é necessário fazer a inscrição prévia, sem taxa, que prossegue até o dia 19 de fevereiro (segunda-feira). Estão sendo ofertadas 120 vagas. Os interessados devem se inscrever enviando um mail para ciclomatpb@gmail.com, com o título de “Inscrição No Evento”.

As seguintes informações devem estar contidas no mail de inscrição: 1) Nome completo do participante e nome que deve aparecer no crachá. 2) Informações pessoais de identificação: CPF, Identidade. 3) Informações pessoais de contato: e-mail e telefone (o canal primário de comunicação será o mail informado) e 4) Informações profissionais: instituição em que trabalha e cargo.

O evento, segundo Damião Junio Araújo, tem objetivo de minimizar a distância entre a pesquisa que se desenvolve hoje na Matemática e o ensino básico. “Abordaremos as oportunidades oferecidas pelo Departamento de Matemática da UFPB para o aperfeiçoamento da formação dos professores do Ensino Básico e esperamos, com isso, motivá-los na busca de uma formação em Matemática mais consistente e de soluções eficazes para a diminuição das dificuldades correntes no Ensino de Matemática. Esperamos também desenvolver um estreitamento entre nosso núcleo de pesquisa e a sociedade, através da atuação do professor do ensino básico como vetor da divulgação da Matemática bem como das oportunidades profissionais relacionadas a ela”, comentou.

Portal  Correio