A composição alia a elaboração meticulosa de suas estruturas às paixões. É por isso que o consagrado compositor Flo Menezes define a música como uma matemática dos afetos, expressão que dá título a seu livro, Matemática dos Afetos – Tratado de (Re)composição Musical (Edusp/Fapesp, 312 págs., R$ 84,00). Tudo começou quando, em maio de 2011, aos 49 anos, Flo Menezes se tornou professor titular da Unesp e precisou apresentar um memorial descritivo de seu percurso criativo e acadêmico. Ele foi muito além de um memorial, escrevendo esse tratado de composição. O próprio Menezes conta: “Em junho de 2010, eu havia salvaguardado em meu computador uma formulação da qual tenho convicção e que aqui transcrevo: a composição é o lugar onde defendemos o que queremos ser devendo o tempo todo procurar evitar o que somos”. A obra, segundo ele, reflete, a rigor, essa especulação constante e contínua essencialmente dialética sobre o (f)ato de ser (re)compositor. O autor aborda os meandros da linguagem musical e trata de aspectos técnicos e estratégicos da composição, além de oferecer uma acurada exposição acerca da morfologia da composição musical e de seus fundamentos. O livro ainda é acompanhado por um CD, cuidadosamente produzido, com 68 exemplos musicais. Flo Menezes é responsável por uma obra musical e teórica de constante veiculação nos mais significativos cenários da música contemporânea mundial, detentor de vários prêmios internacionais de composição e autor de obras reconhecidas, com ênfase na música eletroacústica.
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Jornal da USP online