Notícia

Jornal O Imparcial (Araraquara, SP) online

Massafera quer incubadora nas Fatecs

Publicado em 07 janeiro 2014

As novas Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) que serão construídas em Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto poderão alojar também uma incubadora de empresas.

A ideia foi sintetizada em um projeto de Indicação encaminhado pelo deputado estadual Roberto Massafera ao governador Geraldo Alckmin.Na avaliação do parlamentar, a medida é uma grande oportunidade de desenvolvimento para os paulistas. Para Massafera, as incubadoras são fundamentais “para a prosperidade das futuras empresas pois proporcionam o desafio de conquistar o mercado de trabalho”. Dentro das Fatecs, elas também vão incentivar o empreendedorismo entre os alunos.

O parlamentar pede em sua Indicação que a secretaria de Desenvolvimento Econômico elabore estudos para que os projetos das novas Fatecs reservem um espaço para acomodar as incubadoras.Ele sugere ainda que as incubadoras funcionem em parceria com entidades como FAPESP; Agência de Inovação Inova Paula Souza; Sebrae-SP; Desenvolve – SP; CNPq; e Embrapa. Em sua justificativa, Roberto Massafera lembra que as “incubadoras de indústrias são uma oportunidade para pequenos empresários que querem começar seus negócios”, além de proporcionarem o “desenvolvimento econômico com incentivos à atividade empresarial e à geração de emprego e renda”.

As incubadoras são núcleos que abrigam pequenas empresas nos primeiros anos de vida. Entre as vantagens, podem compartilhar recursos e experiências; e receber orientação técnica, administrativa e gerencial, capacitação e suporte tecnológico para inovação em produtos e processos.