Notícia

Folha de Alphaville online

Massa de ar quente eleva a temperatura

Publicado em 16 janeiro 2009

Por Alessandra Neves

O clima de um típico verão tomou conta do início desta semana. Uma massa de ar quente elevou a temperatura. O Laboratório de Hidrometeorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, que é uma moderna carreta estacionada em Barueri desde o início do ano passado, acompanha diariamente as mudanças climáticas na região.

A carreta, que informa com precisão o que acontecerá nos próximos dois dias, indicou fortes chuvas para a tarde desta sexta-feira. "Fazemos o monitoramos da chuva para ver ser afetará a região e depois avisamos a equipe da Defesa Civil de Barueri. Pelo radar obtemos informações como a formação de nuvens de chuvas e granizo, o tempo de deslocamento de uma nuvem de chuva para uma determinada região, a umidade do ar e a velocidade do vento", disse o professor-doutor do IAG/USP, Augusto José Pereira Filho.

O laboratório faz parte do programa da Fundação de Amparo a Pesquisas do Estado do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Sistema Integrado de Hidrometeorologia do Estado de São Paulo (Sihesp). A medição é realizada em toda a região metropolitana e interior, passando por Barueri, Santana de Parnaíba, Campinas, São José dos Campos até o litoral norte e Baixada Santista, como São Sebastião e Itanhaém.

Com esse moderno recurso, os estagiários da Defesa Civil realizaram uma pesquisa de 2005 a setembro de 2008. Os dados apontam as regiões de Alphaville e Tamboré como locais de ocorrências de alagamentos no período do verão. Já o Parque Imperial e Jardim Mutinga são propícios para deslizamento de terra. "Com esses dados, a equipe antecipa as ações para evitar deslizamentos e alagamentos. É uma parceria muito boa que vem dando resultados positivos", disse o inspetor da Defesa Civil de Barueri, Pedro Domingues da Silva.

Temperatura

Segundo a meteorologista da Climatempo, Aline Tochio, a massa de ar quente que atingiu São Paulo no início da semana se confrontou com uma frente fria vinda da região sul, provocando os temporais. Na quarta, 14, as fortes chuvas causaram estragos na capital. Diversos bairros ficaram sem energia elétrica e 31 pontos de alagamentos foram registrados. Em Barueri e Parnaíba, a chuva caiu na parte da noite e não houve registros de estragos. "Com a junção das massas de ar quente e fria a temperatura desta quinta ficou mais amena. Já na sexta e no sábado o clima deverá ficar mais abafado com possibilidades de pancadas de chuva. A temperatura mínima registrada será de 18 ºC, com máxima de 27 ºC".