Notícia

Jornal da Unesp

Marilza integra Conselho Superior da Fapesp

Publicado em 01 janeiro 2014

Desde dezembro, Marilza Vieira Cunha Rudge integra o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A vice-reitora da Unesp foi nomeada para um mandato de seis anos pelo governador Geraldo Alckmin, em decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 12 desse mês.

A nova conselheira assumiu a vaga aberta após o término do mandato de Herman Jacobus Cornelis Voorwald, secretário de Estado da Educação. Ela encabeçou a lista tríplice para preenchimento da vaga, tendo recebido 445 votos em eleição realizada de 4 a 8 de novembro. Os dois outros integrantes da lista foram Esper Abrão Cavalheiro (241 votos) e Cláudio Shyinti Kiminami (195 votos).

Marilza graduou-se em Medicina em 1969 pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu – atual Faculdade de Medicina (FM) do Câmpus local da Unesp. Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital do Servidor Público, obteve especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (1972) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1976).

Desde 1971, Marilza leciona na FMB, onde é professora titular de Obstetrícia e Mastologia. Foi responsável pela instalação da Maternidade Escola do Hospital das Clínicas de Botucatu, do qual também foi superintendente (1999-2001). E, de 2001 a 2004, foi diretora da FM.

Orientou 30 dissertações de mestrado, 24 teses de doutorado, 18 alunos de iniciação científica e 184 residentes em Ginecologia e Obstetrícia. Publicou 270 artigos em periódicos nacionais e internacionais, 38 capítulos de livro e dois livros e participou em congressos no Brasil e no exterior. É líder do Grupo de Pesquisa – CNPq: Diabete e Gravidez Clínico-Experimental e membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.