Notícia

Jornal da Manhã (Marília, SP) online

Mariliense ganha concurso de monografia em São Carlos

Publicado em 17 julho 2007

No púlpito, o prefeito de São Carlos, Newton Lima, anuncia o vencedor do concurso e o vice-prefeito, Emerson Leal, entrega o certificado do prêmio para Emerson Correia da Silva

O pedagogo Emerson Correia da Silva, estudante do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" / Unesp - campus de Marília, foi premiado no último dia 9 como primeiro colocado no Concurso Anual de Monografias 2006-2007 "São Carlos — 150 anos de histórias", organizado pela Fundação Pró-Memória de São Carlos, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e Departamento de Artes e Cultura de São Carlos.

O prêmio foi entregue pelo prefeito de São Carlos, Newton Lima, em cerimônia de homenagem aos voluntários da Revolução de 1932.

O texto premiado "O professor ideal em Excelsior! (1911-1916): a revista dos alunos da Escola Normal de São Carlos" é produto de pesquisa de Iniciação Científica apoiada pela Fapesp entre os anos de 2005 e 2006. O resultado da pesquisa foi apresentado como trabalho de conclusão de curso, orientado pela drª. Ana Clara Bortoleto Nery e agora será publicado em livro.

A comissão julgadora foi formada pelos professores Sidney Barbosa, do Departamento de Letras Modernas da Unesp (Araraquara), Ester Bufa, do Departamento de Educação da UFSCar, e Marly de Almeida Gomes Vianna, coordenadora de Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas da Universidade Salgado de Oliveira.

A realização de concursos de monografias surgiu na cidade na década de 1960, quando foi instituído o Concurso Municipal de Monografias, mas a partir de meados da década de 1970 deixou de ter essa continuidade.

Essa tradição foi retomada pelo atual Concurso Anual de Monografias, criado em 2003 com o objetivo de estimular a produção de trabalhos que reflitam sobre a história do município, valorizando o conhecimento produzido pela comunidade e sobre ela.

O vencedor leva como prêmio, além da edição de seu trabalho em livro, R$ 1.200,00 em dinheiro e 5% das obras editadas. O livro será lançado no final deste ano em São Carlos juntamente com publicação do edital de abertura do concurso de 2007-2008. O autor, editora e comissão organizadora se reunirão na próxima semana para negociarem o lançamento do livro em Marília.

Fonte: A Folha