Notícia

Agência Gestão CT&I

Mariano Laplane ficará no comando do CGEE por mais quatro anos

Publicado em 25 maio 2015

O economista Mariano Laplane foi reconduzido à presidência do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) pelo Conselho de Administração da organização social para um período de mais quatro anos. Ele comanda o CGEE desde junho de 2011 e tem mandato até o fim de 2018.

Na posse, Laplane falou sobre os planos futuros. Ele planeja fazer que o CGEE contribua de forma mais ágil com o atendimento às demandas impostas ao País pelas demandas da evolução da economia e da ciência. “Apenas uma instituição como o CGEE para me tirar de Campinas [SP]”, afirmou o argentino, que também é professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Laplane é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Hebraica de Jerusalem e possui mestrado em Planejamento Urbano e Territorial pela Universidade de Berkeley, na Califórnia nos Estados Unidos. O doutorado em Ciência Econômica foi concluído na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, o pós-doutorado, na Universidade de Oxford.

A trajetória acadêmica e profissional do economista foi marcada por inúmeros projetos de pesquisa voltados para a formulação, a implantação e o monitoramento de políticas industriais e de inovação no País. Laplane foi coordenador da Área de Economia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Ele atua principalmente nos seguintes temas: competitividade industrial, política industrial e de inovação, Mercosul, integração econômica, investimento estrangeiro e indústria automobilística.

(Agência Gestão CT&I, com informações do CGEE)