Notícia

Rede Nossa São Paulo

Margens da Billings vira sala de aula sobre as mudanças do Clima

Publicado em 12 novembro 2015

As margens da Billings têm vista para a crise climática: há água na represa, mas falta para a população local. Uma aula pública nesta sexta-feira, dia 13, das 16h30 às 19h30, irá ligar os pontos entre o aquecimento global e as lutas dos movimentos sociais, das aldeias indígenas e da população local do Grajaú, zona sul de São Paulo. A aula acontece no Parque Linear Cantinho do Céu e é promovida pelo Imargem e pela Mobilização Mundial pelo Clima.

“As populações das periferias de São Paulo são as mais prejudicadas pelos eventos climáticos extremos”, diz Marcio Black, um dos organizadores do evento, que contará com líderes de movimentos sociais, artistas locais e as aldeias guaranis Kalipety, Krukutu e Tenondé Porã. Quem leciona é Ricardo Abramovay, professor da USP e coordenador do Projeto FAPESP sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil. Para celebrar o encontro entre o conhecimento científico e as causas sociais, uma apresentação de rappers indígenas deve selar o evento.

Às vésperas da maior conferência climática da ONU

A aula pública é também uma preparação para a Mobilização Mundial do Clima. No dia 29, véspera da COP-21 do Clima, várias cidades do mundo vão manifestar sua preocupação com as mudanças climáticas e São Paulo está entre elas, com uma grande marcha da Avenida Paulista até o Parque Ibirapuera. Para Marcio Black, “os movimentos das periferias já estão trabalhando pelo Clima em suas lutas diárias e agora precisam ganhar o Centro da cidade e do mundo”.

Serviço:

Aula pública sobre Clima nas margens da Billings/Grajaú

Quando: sexta-feira, 13 de novembro, das 16h30 às 19h30

Local: Parque Linear Cantinho do Céu - Grajaú

Evento no Facebook: http://on.fb.me/1MRLNAo

Porque estamos fazendo isso agora?

No dia 29 de novembro, milhares de marchas, atos e atividades cidadãs acontecerão ao redor do mundo, como parte de uma mobilização global em torno da questao do aquecimento global.

As marchas acontecem um dia antes da COP21 – Conferência do Clima de Paris, a mais importante reunião sobre clima a ONU. Nela, líderes mundiais pretendem chegar a um acordo global para combater as mudancas do clima.

Como parte da mobilizacão paulistana, diversos eventos e encontros com as comunidades mais afetadas pelas mudanças climáticas estão sendo realizadas, para levantar o tema e mobilizar as comunidades a participarem da ação em São Paulo.

Esta será a maior mobilização de clima da história – entre no clima conosco!

Mobilização Mundial pelo Clima. Página no Facebook: https://www.facebook.com/mobclimasp/?fref=nf