Notícia

Mercado Automotivo

Marcopolo está com tudo

Publicado em 01 agosto 2007

Marcopolo, uma das principais fabricantes mundiais de ônibus, conquistou recentemente a terceira colocação no ranking do 181— índice Brasil de Inovação —, que avalia empresas do setor brasileiro de transformação e seus esforços, investimentos e resultados nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.

A classificação das indústrias pelo IBI, que foi criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em conjunto com o Instituto Uniemp (Fórum Permanente das Relações Universidade-Empresa) e a Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, é baseada em informações da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec/IBGE), além dos dados fornecidos pela Pesquisa Industrial Anual (PIA-Empresa).


Antecipação

Como se não bastasse tanta evolução, a montadora se antecipa em pelo menos oito anos ás normas ambientais que exigem a utilização de embalagens de madeira produzidas com o processo de tratamento térmico, ao invés do tradicional processo de tratamento por Brometo de Metila, que, por se tratar de um poluente, será permitido no País apenas até 2015.

A ação faz parte de uma parceria entre a montadora com a Bioseta, empresa especializada em saúde ambiental, que investiu cerca de R$ 160 construção de unidades que foram especialmente preparadas para atender aos novos padrões da fabricante de caminhões e ônibus.

O tratamento térmico não possui restrições internacionais e já é reconhecido e recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) por se tratar de processo limpo e seguro tanto para os usuários quanto para os profissionais que atuam na linha de montagem e transporte. Além dos benefícios para o meio ambiente, ouso do tratamento térmico ainda oferece vantagens para quem realiza o manuseio do processo, pois dispensa o uso de máscaras, luvas e óculos.

Outra vantagem é que a área também não precisa ser isolada e, por isso, não oferece riscos de contaminação e de insalubridade durante o manuseio e transporte. As embalagens de madeira são utilizadas para exportar unidades desmontadas e peças de reposição. Atualmente, os principais países que recebem os produtos com esse tipo de embalagem são o México, a África do Sul e a Colômbia.


A empresa

Com 57 anos de atividades, a Marcopolo é hoje conhecida como uma das principais fabricantes mundiais de ônibus graças à tecnologia de ponta que oferece.

Atualmente, a empresa tem condições de atender inclusive pedidos personalizados como, por exemplo, o do ônibus Andare Class, de teto removível, produzido especialmente para levar peregrinos até Meca e Medina. Além disso a montadora também se mostra engajada em desenvolver novas alternativas de transporte Prova disso é a participação ativa da empresa no projeto do primeiro ônibus brasileiro movido a hidrogênio, que utiliza pilhas de hidrogênio para alimentar um motor elétrico e que será utilizado na cidade de São Paulo Também merecem posições de destaque outros projetos relacionados à busca e utilização de combustíveis 1 alternativos, outra que faz parte do foco da empresa.