O governador Geraldo Alckmin nomeou ontem, dia 26 de dezembro, o professor Marco Antonio Zago como novo reitor da USP e o professor Vahan Agopyan como novo vice-reitor da Universidade. Zago substituirá o professor João Grandino Rodas. O mandato dos novos reitor e vice-reitor, com duração de quatro anos, terá início no dia 25 de janeiro de 2014. Alckmin ressaltou o bom currículo dos candidatos das três chapas e salientou que a escolha reflete o desejo majoritário do colégio eleitoral da Universidade: “Desejo a eles um bom trabalho em benefício da comunidade acadêmica e de nosso estado”.
O novo reitor destacou que um dos principais objetivos à frente do cargo será aproximar a Universidade da sociedade. “A escolha do governador e o apoio maciço da Universidade nos trazem uma grande responsabilidade. Vamos trabalhar para que a USP tenha uma resposta mais vigorosa diante dos seus compromissos com a sociedade”. A chapa formada por Zago e Agopyan foi a mais votada na eleição realizada no último dia 19 de dezembro, com 1.206 votos, e encabeçava a lista tríplice encaminhada ao governador.
Zago - Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina em Ribeirão Preto, em 1970, Marco Antonio Zago é professor titular da USP desde 1990. Obteve títulos de mestre e de doutor em Clínica Médica na USP Ribeirão, respectivamente, em 1973 e 1975. É docente em dedicação exclusiva desde 1973, tendo realizado o pós-doutorado no Nuffield Department of Clinical Medicine na Universidade de Oxford. Dentre outros cargos, foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2007 e 2010. Desde 2010, era pró-reitor de Pesquisa da USP.
Vahan – O novo vice-reitor, Vahan Agopyan, é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica (1974), com mestrado em Engenharia Urbana e de Construções Civis (1978) e doutorado em Engenharia Civil pelo Kings College London, na Inglaterra (1982). É professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil. Desde 2010, era pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade. Foi diretor da Escola Politécnica, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), conselheiro da Fapesp e coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.
Maior Votação – No dia 10 de dezembro, foi realizada uma consulta à comunidade universitária — alunos, professores e funcionários técnico-administrativos—, de caráter informativo. A chapa “Todos pela USP!” foi a que obteve a preferência de docentes e alunos. Ela registrou a maior votação no cômputo geral, com 6.678 votos.
Notícia
Tribuna Ribeirão online