Notícia

Tribuna (Ribeirão Preto, SP) online

Marco Antonio Zago é o novo reitor da USP

Publicado em 27 dezembro 2013

O governador Geraldo Alckmin nomeou ontem, dia 26 de dezembro, o professor Marco Antonio Zago como novo reitor da USP e o pro­fessor Vahan Agopyan como novo vice-reitor da Universi­dade. Zago substituirá o pro­fessor João Grandino Rodas. O mandato dos novos reitor e vice-reitor, com duração de quatro anos, terá início no dia 25 de janeiro de 2014. Alckmin ressaltou o bom currículo dos candidatos das três chapas e salientou que a escolha reflete o desejo majo­ritário do colégio eleitoral da Universidade: “Desejo a eles um bom trabalho em benefí­cio da comunidade acadêmi­ca e de nosso estado”. 

O novo reitor destacou que um dos principais objetivos à frente do cargo será aproximar a Universidade da sociedade. “A escolha do governador e o apoio maciço da Universi­dade nos trazem uma grande responsabilidade. Vamos tra­balhar para que a USP tenha uma resposta mais vigorosa diante dos seus compromis­sos com a sociedade”. A chapa formada por Zago e Agopyan foi a mais votada na eleição realizada no último dia 19 de dezembro, com 1.206 votos, e encabeçava a lista tríplice en­caminhada ao governador.

Zago - Graduado em Me­dicina pela Faculdade de Me­dicina em Ribeirão Preto, em 1970, Marco Antonio Zago é professor titular da USP des­de 1990. Obteve títulos de mestre e de doutor em Clíni­ca Médica na USP Ribeirão, respectivamente, em 1973 e 1975. É docente em dedi­cação exclusiva desde 1973, tendo realizado o pós-douto­rado no Nuffield Department of Clinical Medicine na Uni­versidade de Oxford. Dentre outros cargos, foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2007 e 2010. Desde 2010, era pró-reitor de Pesquisa da USP.

Vahan – O novo vice-rei­tor, Vahan Agopyan, é gradu­ado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica (1974), com mestrado em Engenha­ria Urbana e de Construções Civis (1978) e doutorado em Engenharia Civil pelo Kings College London, na Inglater­ra (1982). É professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil. Desde 2010, era pró-reitor de Pós­-Graduação da Universidade. Foi diretor da Escola Politéc­nica, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tec­nológicas (IPT), conselheiro da Fapesp e coordenador de Ciência e Tecnologia da Se­cretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Maior Votação – No dia 10 de dezembro, foi realiza­da uma consulta à comuni­dade universitária — alunos, professores e funcionários técnico-administrativos—, de caráter informativo. A chapa “Todos pela USP!” foi a que obteve a preferência de do­centes e alunos. Ela registrou a maior votação no cômputo geral, com 6.678 votos.