Notícia

Jornal do Commercio (RJ) online

Marcia Peltier: Ventos do futuro

Publicado em 01 março 2016

Por Marcia Peltier

Ventos do futuro
O Brasil deve dar um novo salto na produção de energia eólica esse ano. A previsão da Abeeólica, que reúne o setor, indica que devem entrar em operação 175 novos parques de geração em 2016. Hoje, já são 342 usinas do tipo em atividade no país, sendo que 108 delas começaram a operar em 2015. O impacto no mercado de trabalho também deve ser positivo, com a expectativa de gerar 50 mil novos empregos. Tomara.

Solar na hidrelétrica
Por falar em energias renováveis, o Brasil vai ganhar um novo empreendimento pioneiro no mundo em breve. O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, vai a Manaus na próxima sexta (4) para lançar a primeira usina solar flutuante em um reservatório de hidrelétrica. É um projeto a ser construído pela Sunlution, em parceria com a WEG, em que os painéis solares ficarão sobre o espelho d’água da usina de Balbina, da Eletronorte, no Amazonas. Terá capacidade para gerar 5 MW.  

Dragão no espaço
A China vai colocar em órbita um novo laboratório espacial na segunda metade deste ano. É mais um movimento do dragão asiático para se tornar uma potência também no espaço. Aliás, o país chinês tem planos de ter uma estação espacial tripulada por volta de 2020. O primeiro laboratório espacial da China foi lançado em 2011.

Estudando zika
Um grupo de 22 institutos americanos que fazem parte do National Institutes of Health (NIH) lançará em parceria com a brasileira Fapesp editais para apoiar pesquisas em saúde, podendo incluir até mesmo estudos sobre o zika. A iniciativa vai privilegiar ainda outros temas, entre eles o câncer, a saúde mental e a dependência química. Não há um limite de propostas selecionadas e o acordo entre as instituições valerá até 2019.

Festival de Gramado
A edição do Festival de Cinema de Gramado deste ano, o 44°, já tem data marcada: de 26 de agosto a 3 de setembro. O Ministério da Cultura aprovou a captação de pouco mais de R$ 1 milhão para a realização do evento, que contará com quatro mostras competitivas. A principal é a de longas brasileiros, acompanhada pelas de longas estrangeiros; curtas brasileiros; e curtas gaúchos.

Cinquentão
A propósito, um dos principais nomes do cinema experimental, o americano Ken Jacobs, ganha a partir de hoje uma exposição no Rio de Janeiro, exibindo inclusive o filme "Star Spangled to Death" (2004), que demorou 50 anos para ser produzido. A obra será exibida na sexta e trata de assuntos polêmicos, como o racismo, questão que ficou ainda mais em evidência no Oscar com o discurso do comediante Chris Rock. A exposição ficará em cartaz na Caixa Cultural Rio.

Blogueiros viajantes
A rede CI, de intercâmbios, está apostando em nomes da internet para atrair os jovens para viagens por períodos mais longos para outros países. Em tempos de dólar a mais de R$ 4, o objetivo é tentar mostrar que o investimento vale a pena. Para isso, foram contratados os blogueiros Cid (do blog Não Salvo) e Bruna Vieira (do blog Depois dos Quinze)​ para darem palestras e conversarem com estudantes durante a feira nacional de intercâmbios promovida pela empresa, voltada a crianças e adolescentes. Acontece no dia 10, no Hotel Everest, em Ipanema.

LIVRE ACESSO
O programa Marcia Peltier Entrevista apresenta hoje a conversa com um dos maiores nomes do design nacional: o designer Guto Índio da Costa. A partir das 23h, na CNT.

Estão abertas até dia 3 de março as inscrições para o projeto “Arte no Muro”, promovido pelo Instituto Masan na sede da ONG Entre Amigas.

A abertura da exposição "O poema infinito de Wlademir Dias-Pino" acontece hoje (1), no Museu de Arte do Rio. Haverá um bate-papo com curador e o artista, às 16h.

A mostra coletiva "Depois do futuro" será inaugurada no dia 4 de março, a partir das 19h, na EAV do Parque Lage.

A Clif Barra inaugura no dia 4 de março o Programa Mindfulness de Qualidade de Vida e Redução de Estresse, com a psicóloga Viviane Fukugawa. Serão oito encontros no total. Mais informações: 3030-5096.

A noite de autógrafos do livro "As reformas políticas dos homens novos - (Brasil Império 1830-1889)", de Gizlene Neder, será no dia 3 de março, a partir das 19h, na Travessa de Botafogo.

O Downtown promove show do artista Guilherme Lemos no dia 4 de março homenageando Renato Russo. A partir das 18h.

A peça "Bicho", de André Sant'Anna, vai estrear no dia 5 de março, a partir das 20h, na Sede das Cias.

Você também pode me seguir no Instagram: @marciapeltieroficial

Com Daniel Fraiha, Davi de Souza e Ralph Ribeiro