Notícia

Jornal do Commercio (RJ) online

Marcia Peltier: Subiu no ranking

Publicado em 11 dezembro 2015

Por Marcia Peltier

Subiu no ranking

A cidade histórica de Paraty foi a que mais evoluiu em termos de economia local, em um novo ranking elaborado pela FGV em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. A melhoria na capacidade de atrair negócios e a presença de um “Convention & Visitors Bureau” foram responsáveis pelo resultado. Outro quesito em que o paraíso da Costa Verde teve destaque foi o monitoramento de turistas, com as recentes pesquisas de perfil em eventos internacionais sediados na cidade.

 

A conta do acidente

A concessionária de energia Cemig vai pedir à Samarco o ressarcimento de toda a rede elétrica do distrito de Bento Rodrigues e região, por causa dos estragos do acidente da barragem em Mariana (MG). Centenas de postes, transformadores e cabos de redes foram destruídos na tragédia. Possíveis avarias nas usinas Candonga, Baguari e Aimorés também serão cobradas da Samarco.

 

Novas estatísticas

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou um projeto de lei nesta semana que pode ajudar o Estado a criar estatísticas de violência contra pessoas com deficiência. É que hoje não existem indicadores específicos para isso, mas a nova lei, proposta pela deputada Tania Rodrigues, passará a obrigar que os registros de ocorrência feitos nas delegacias do Rio informem quando a vítima for um deficiente. Agora só falta a sanção do governo estadual.

 

Mudanças climáticas

Aproveitando o mote da COP 21, que termina nesta sexta (11) em Paris, a Fapesp lançou neste mês um edital de R$ 10 milhões para projetos de pesquisa sobre mudanças climáticas. O foco serão iniciativas que relacionem o tema com energia, água e agricultura. O prazo para o recebimento das propostas vai até 26 de fevereiro do ano que vem e os resultados serão divulgados no fim de maio.

 

Um novo caminho

A Orquestra Sinfônica Cesgranrio e a Secretaria Estadual de Cultura do Rio vão realizar hoje uma ação com jovens internos do Degase. O maestro Eder Paolozzi vai apresentar os instrumentos aos meninos e meninas e explicará como funciona a orquestra. Depois, os adolescentes vão ouvir trechos de grandes obras como a "Quinta Sinfonia", de Beethoven. A programação especial será encerrada com uma farta ceia, oferecida pela Fundação Cesgranrio.

 

Carnaval pré-natalino

Ainda nem chegou o Natal, mas o carnaval, quem diria, já está começando. A Sebastiana, associação que reúne blocos de rua de vários bairros, tem uma programação intensa para as próximas semanas. Nesta sexta (11), por exemplo, o grupo Escravos da Mauá faz roda de samba, às 20h, na Praça Mauá, enquanto o Simpatia é Quase Amor aproveita o domingo da semana que vem, dia 19, para lançar a camiseta de 2016, assinada pela artista plástica Beatriz Milhazes, no Quiosque da Keka, na Lagoa.

 

Na maior felicidade...

Falando nisso, o carnavalesco Mário Borrielo, que no próximo ano será o responsável pelo charmoso baile do Copacabana Palace, começou a escrever seu livro de memórias. Ele é o precursor dos desfiles de fantasias do luxuoso hotel, e também do Theatro Municipal e do Palácio Quintandinha, em Petrópolis - cidade onde mora atualmente. Na Sapucaí, Borrielo venceu junto com a Salgueiro o carnaval de 1993 – quando a escola entoou o famoso refrão “Explode coração, na maior felicidade” do samba “Peguei um Ita no Norte”.

 

LIVRE ACESSO

No dia 17 de dezembro, a partir das 18h30, no Paço Imperial, haverá inaugurações das exposições de José Bechara, Célia Euvaldo, Renata Tassinari, David Cury, Cristina Salgado, Bruno Miguel e Amalia Giacomini.

 

O espetáculo infantil "A Lenda do Vale da Lua", de João das Neves, estreia neste sábado (12), às 16h, no Oi Futuro no Flamengo.

 

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage lançou a segunda edição de seu programa de estudos "EAVerão". As inscrições estão abertas até o dia 27 de dezembro.

 

O Instituto Masan apoia a "Corrida e Caminhada de Natal 2015", promovida pela Prefeitura de Duque de Caxias, e que acontece neste domingo (13).

 

A peça “A Grande Oficina do Papai Noel” será apresentada neste sábado (12), a partir das 19h, na Praça Central do Downtown, na Barra. A entrada é franca.

 

O "Projeto Filosofia & Arte" realizará o minicurso "Tela que Pensa" neste domingo (13), no Cine Joia do RioShopping, a partir das 14h, com Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira.

 

O atelier VOA lança sua coleção de joias neste sábado (12), a partir das 14h, no Espaço Movimento Contemporâneo Brasileiro, no Horto.

 

A cantora Alice Caymmi apresenta neste sábado (12), no Circo Voador, músicas de seu mais novo álbum, "Rainha dos Raios". A partir das 23h.

 

Você também pode me seguir no Instagram: @marciapeltieroficial

 

Com Daniel Fraiha, Davi de Souza e Ralph Ribeiro