Notícia

Jornal do Commercio (RJ) online

Marcia Peltier: Pontapé de Leopoldina

Publicado em 01 setembro 2015

Por Marcia Peltier

Pontapé de Leopoldina

Brasil e Áustria negociam acordos de cooperação em pesquisas científicas. Entre as áreas que devem ser privilegiadas, estão energias alternativas, segurança, saúde, artes e música. O assunto foi discutido durante reunião entre o imortal da ABL e presidente da Fapesp, Celso Lafer, e a embaixadora da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann. No encontro, a diplomata lembrou que foi a imperatriz Leopoldina, no século 19, que iniciou o intercâmbio científico entre os países. A nobre trouxe para nosso País cientistas austríacos que estudaram nossos biomas. Muitas dessas informações estão ainda hoje em vários museus da Áustria.

 

Saneamento na Maré

O Complexo da Maré vai receber novas instalações para a coleta e o tratamento do esgoto na região. A Secretaria de Obras do Estado abriu licitação para contratar uma empresa para fazer a execução do projeto, que terá um prazo de conclusão de 720 dias a partir da assinatura. O valor do contrato está avaliado em cerca de R$ 53,8 milhões. Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 30 de setembro.

 

Senso de mau humor

O mau humor dos empresários brasileiros parece ter atingido os vendedores do país. Uma pesquisa da Shopper Experience revelou que apenas 79% dos consumidores brasileiros recebeu um sorriso ao entrar em uma loja. Isso significa que 21% foram recebidos de cara amarrada por mal humorados. Já na Irlanda, 97% dos consumidores são recebidos com simpatia e sorrisos. Nós ficamos na penúltima colocação, só ganhando do Japão. A pesquisa foi feita por clientes secretos que entravam na loja para saber como seriam recebidos.

 

Vendo cores

Surgiu meio que por acaso nos Estados Unidos uma esperança para os daltônicos. O invento é do cientista Don Mcpherson. Ele descobriu que as lentes que tinha inventado para proteger os olhos dos cirurgiões de raios laser faziam o mundo parecer mais colorido. Um amigo daltônico experimentou os óculos e viu pela primeira vez o amarelo. O produto já modernizado está sendo comercializado pela Enchroma, mas não garante a cura do problema.

 

Estilo e solidariedade

Falando em saúde dos olhos, o cantor Bono Vox, do U2, vai lançar uma coleção de óculos escuros cuja venda será revertida para instituições que ajudam pessoas com doenças ópticas. A meta é arrecadar US$ 10 milhões em recursos. O músico irlandês, que sempre é visto usando óculos de sol, revelou recentemente que sofre de glaucoma – e, por isso, não dispensa o uso do acessório.

 

Ranking do Whatsapp

A explosão do Whatsapp  tem revolucionado a comunicação no mundo inteiro, principalmente entre os jovens. Mas a Global Web Index revela um dado curioso e muito interessante. É que o sistema Android representa 73% dos usuários, enquanto o iPhone, apesar de ter a fama de ser o melhor veículo para as mensagens, responde por apenas 22% dos que utilizam o aplicativo.

 

Briga boa

Por falar nisso, um grupo de entidades entrou na briga contra as gigantes de telefonia brasileiras, que resolveram recentemente atacar o Whatsapp e os demais serviços de voz online. Liderado pelo Proteste com outras associações, como o Clube de Engenharia e o Instituto Bem Estar Brasil, o manifesto pede 10 mil assinaturas para a campanha “Não calem o Whatsapp”, para impedir que as operadoras restrinjam os dados dos planos para o uso do aplicativo.

 

LIVRE ACESSO –

O programa "Marcia Peltier Entrevista" exibe hoje a conversa com o jornalista e crítico musical Zuza Homem de Mello. A partir das 23h, na CNT.

 

A Academia Carioca de Letras e a Biblioteca Nacional iniciam o “Ciclo de Conferências sobre os Construtores da Literatura Carioca”. O primeiro evento será no dia 3 de setembro, às 17h, com Luiz Costa Lima falando sobre Machado de Assis. O encontro acontece no auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional.

 

Hoje (1º), o professor Lenon Trigeorgis ministra a palestra “Opções Reais – uma visão de Finanças Comportamentais” na Escola de Negócios da PUC-Rio. A partir das 19h30.

 

O imortal da ABL Ferreira Gullar lança amanhã (2) o livro "Autobiografia poética e outros textos", a partir das 19h, na Travessa do Shopping Leblon.

 

A Galeria Ipanema inaugura amanhã (2) a mostra "50 anos de arte – Parte 1", a partir das 19h, com seleção de obras de Tomie Ohtake e Hélio Oiticica.

 

A banda Azymuth se apresenta no dia 4 de setembro, às 21h30, no Paris Show, espaço musical da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, dentro do novo projeto "Paris Jazz & Blues".

 

A cantora Branka, lança hoje (1º), às 19h30, o EP “Flores Douradas - A Raiz", no Rival, com participação de Moacyr Luz.

 

Você também pode me seguir no Instagram: @marciapeltieroficial

 

Com Daniel Fraiha, Davi de Souza e Ralph Ribeiro