Notícia

Jornal do Commercio (RJ) online

Marcia Peltier: Natal em risco

Publicado em 25 setembro 2015

Por Marcia Peltier

Natal em risco

As contratações para o período de natal vão ser afetadas por causa da crise, e uma pesquisa com empresários mostra que a minoria deles está disposta a contratar. No levantamento feito pela consultoria Vencchi Aconna, menos de 20% dos executivos ouvidos afirmaram que é hora e investir em pessoas e recursos humanos. O que dá algum alento é que 85% deles disseram apostar no aumento da profissionalização dos funcionários para enfrentar a crise. O problema é que sem o investimento é difícil essa conta fechar.

Apaguem a luz

Um estudo realizado no Brasil pela USP, em parceria com universidades da Suécia e da Inglaterra, analisou o sono de pessoas que não têm energia elétrica em casa para comparar com as que têm, e descobriu que o acesso à luz artificial reduz o tempo de horas dormidas. Com apoio da Fapesp, os pesquisadores acompanharam a realidade de 700 seringueiros do Acre. Eles alertam que restrições ao sono têm sido associadas a problemas como obesidade e diabetes do tipo 2, por exemplo.

Sinal amarelo

O setor industrial dos EUA está em estado de atenção com o fraco crescimento que teve até agora em setembro. No resultado preliminar, a taxa está similar a de agosto, que foi a menor nos últimos dois anos. A economia dos EUA anda bem, mas, com a bruxa solta nas economias mundo afora, o sinal amarelo foi aceso.

Procura-se Rainha

Noca da Portela será o padrinho da Banda do Rei (onome, a propósito, não tem relação com Roberto Carlos), que será inaugurada no dia 5 de outubro, em jantar para convidados e portelenses famosos, como o prefeito Eduardo Paes, Monarco, Maria Rita, entreoutros. O novo bloco vai desfilar no sábado de carnaval, ao som da bateria da Portela. A banda  terá ainda um concurso para escolher sua rainha, que começará no próximo dia 6.

Doação e oração

O cardeal Dom Orani Tempesta celebra nesta sexta uma missa para comemorar a nova conquista do Centro Estadual de Transplantes, no Hospital São Francisco de Assis, que assumiu o segundo lugar no ranking nacional de transplantes de rins, com 500 procedimentos realizados. O evento integra uma programação especial da rede estadual de saúde, aproveitando o gancho do Dia Nacional do Doador, neste domingo, para promover a causa.

Dia de Libras

O CCBB vai promover visitas mediadas em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, neste fim de semana, para comemorar o dia nacional do surdo, 26 de setembro. Os educadores Guilherme Borges e Fabiana Martelotte vão liderar dois tipos diferentes de visita. A primeira delas, que ganhou o título O Banqueiro, vai falar sobre o avanço do setor no Brasil e as funções do dinheiro em cada época. A segunda, Deusa da Memória:Mnemosine, focará a mitologia grega.

Pechincha Online

Na aba do crescimento do comércio virtual e da crise que afeta o Brasil, surgiu um novo negócio online que tenta encontrar um meio termo nesse panorama. É uma plataforma de compra e venda na internet, chamada Fliig, que foi lançada este mês no Brasil e permite não apenas que os vendedores façam suas ofertas, mas também que os compradores apresentem propostas pelos produtos. Na prática, é a possibilidade de pechinchar sem sair de casa, agora no mundo digital.

LIVRE ACESSO

O diretor Aderbal Freire Filho, o músico Luis Filipe de Lima e o cineasta Silvio Tendler falam sobre a gênese da cultura carioca neste sábado, no evento Pensar o Rio, às 16h, na Biblioteca Parque Estadual.

A conferência Teatro do Rio: as grandes Companhias e a Praça Tiradentes, com Sergio  Fonta, acontece no dia 29 de setembro, às 17h30, na Academia Brasileira de Letras.

A Hama Editora lança a 37ª edição da revista Noivas Rio no dia 29 de outubro, às 19h, no Iate Clube do Rio de Janeiro.

O lançamento do livro Manual de processo penal - Teoria e mais de 200 questões comentadas, de Sergio Ricardo do Amaral Gurgel, acontece nesta sexta, às 17h, na Travessa da Rua 7 de setembro.

A Gafisa promove ação especial durante a Casa Cor Rio. No sábado e no dia 3 de outubro, o artista Fábio Nery realizará “live painting” de quadros no espaço da empresa no evento.

O gerente da Fundação do Câncer, Alexandre José Almada, coordena painel sobre as etapas do transplante de medula óssea no 2º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que acontece nesta sexta e no sábado.

Membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia homenageiam Jorge Mariz, neste sábado, no Leblon.

Neste sábado, às 20h30, a cantora Jullie Costa se apresenta no restaurante Grand Cru, na Barra. No repertório, ritmos como jazz, pop, indie alternativo, folk e trabalhos autorais.

Nesta sexta, o patologista clínico Helio Magarinos Torres Filho fala sobre novidades para identificar disfunções nas plaquetas do sangue na Sessão Científica da Clínica São Vicente, na Gávea. A partir das 8h30.

Você também pode me seguir no Instagram: @marciapeltieroficial

Com Daniel Fraiha, Davi de Souza e Ralph Ribeiro