Você já tem sua marca registrada? Não?!, pois saiba que neste exato momento pode existir alguém na fila para registrá-la. Não é questão de terrorismo. Muitas empresas ainda não possuem sua marca registrada no País e podem ter problemas. Entre os motivos para a falta desse registro: não conscientização do empresário, demora no processo, custos, etc.
No Brasil, ó Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), no Rio de Janeiro, é o órgão federal responsável pelo assunto, O instituto atualmente enfrenta alguns problemas como falta de pessoal e grande volume de processos, o que acarreta em atraso no registro das marcas. Mas medidas estão sendo tomadas para corrigir essa situação. Uma delas é a informatização da solicitação inicial (Projeto e-marcas). Na internet, pelo site www.inpi.gov.br é possível fazer uma pesquisa com "sua marca" e saber seja existe pedido de registro dela.
Mas, o que é uma marca? - Segundo a American Marketing Association, marca é um nome, termo, símbolo, desenho — ou uma combinação desses elementos — que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los da concorrência. Por curiosidade, a marca mais valiosa do mundo é a Coca-Cola, seguida da Microsoft e IBM (Fonte: Inter brandlBusiness Week 2006).
Em um mercado como o da com lojas especializadas de bastante tradição, o cuidado do registro da marca é no mínimo urgente.
No dia-a-dia vêem-se casos de lojas com marcas iguais. Quem registrar primeiro tem o direito de notificar os demais para deixar de utilizar a marca. A empresa que possui o registro é a verdadeira titular da marca. Para registro de domínios de site, procurar a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Mas, fique esperto. Existem casos também de assessorias fraudulentas que procuram cobrar dinheiro para esse registro. Confie e cobre do seu contador esses documentos.
Dicas para quem esta criando o mudando uma marca no mercado fotográfico
Contrate um profissional da área para esse tipo de serviço (designer ou agência de design). Não economize com isso. Seu sobrinho que sabe um pouco de computação gráfica não é a pessoa mais indicada para tal
Passe um bom briefing e dê liberdade para a criação
Antes de julgar a(s) marca(s) apresentada(s), escute primeiro toda a explicação e lembre-se de que seu ponto de vista não é o único
O nome deve ser fácil, curto e expressivo
Chega de elipses. Esse "efeito Nike" está presente em diversas marcas e só confunde. No mercado fotográfico, veio com o aparecimento do APS, lembram?
Por favor, não "assassine" o português e nem o inglês ou qualquer outra língua
Não use partes de produtos ou marcas de seu fornecedor
Não limite os serviços da loja. Ex.: utilizar negativo em logomarca. Agora com o digital é limitar a percepção do consumidor pela loja
Faça a utilização de sua marca em todos os materiais criando uma linguagem coesa
Tenha o manual de Identidade Visual da Marca (tipologia, cores, aplicações, etc.) e faça-o ser seguido. Todos os funcionários devem ter acesso a ele
Não pense que o layout de uma marca é eterno. De tempos em tempos estude pequenas alterações
E lembre-se: marca é o maior patrimônio de uma empresa! Valorize isso
Notícia
Fhox