Notícia

JC e-mail

Maratona de Programação no IME

Publicado em 17 agosto 2011

Será realizada no domingo (21), a 15ª edição da Maratona de Programação no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo é selecionar cinco equipes que disputarão a chance de representar o Brasil no International Collegiate Programming Contest (ICPC), competição internacional de programação que será realizada em maio de 2012 na Polônia.

Segundo o professor Carlos Eduardo Ferreira, que organiza as eliminatórias nacionais de programação, o ICPC é "como se fosse uma Copa do Mundo de programação". Para chegar até lá, competidores de diversos países se enfrentam em cerca de 70 regionais. Este ano, a final brasileira da competição será em Goiânia, nos dias 4 e 5 de novembro.

Ferreira explica que o ICPC surgiu na década de 1970, mas apenas no começo dos anos 1990 se tornou um evento internacional. A primeira participação brasileira ocorreu em 1996 e, desde então, o IME já compareceu a diversas finais. Entre os melhores resultados conquistados pelo instituto estão o título de campeão latino-americano em 1998 e 2000 e a 14ª colocação geral, em 2000 e 2010.

A competição ocorre por meio da resolução de casos. Os participantes recebem um conjunto de problemas para os quais têm que encontrar soluções em um período de cinco horas.

"As equipes são formadas por grupos de três pessoas. Aqui, a gente seleciona cinco times", disse Marcio Oshiro, atual técnico dos times do IME.

A preparação é feita por meio de um treino semanal, em que os participantes tentam resolver uma lista de problemas que costumam ser cobrados na competição. No final, fazem uma discussão para trocar as experiências e pensar em outras possibilidades de resolução de cada questão.

Segundo Ferreira, atividades como a Maratona de Programação são uma oportunidade muito boa para alunos de computação testar seus conhecimentos e, ainda, de uma forma lúdica. "É uma competição, o que é sempre divertido", disse.

As inscrições para a 15ª edição da Maratona de Programação podem ser feitas até o dia 18, no site do evento. Além dos times do IME, equipes de outras unidades da USP relacionadas com a área de computação também podem participar, como forma de treino.

(Agência Fapesp)