Notícia

Jornal do Commercio (RJ)

Máquina para clonar plantas

Publicado em 23 setembro 2005

Um equipamento destinado a clonar plantas de alto interesse agronômico foi desenvolvido por meio de uma parceria entre pesquisadores da Embrapa Café e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. A invenção é uma espécie de fábrica de plantas, capaz de acelerar o processo de multiplicação das mudas.
O sistema foi idealizado por meio de um biorreator que funciona a partir de frascos de vidro interligados por tubos de borracha. "O biorreator é carregado com os materiais a serem reproduzidos, como células ou embriões das plantas. O material vegetal é cultivado por meio de trocas gasosas e na presença de meio nutritivo líquido", diz João Batista Teixeira, responsável pelo desenvolvimento do equipamento.
O pesquisador explica que o biorreator é apenas um componente importante de todo o processo da clonagem. "O equipamento não é uma unidade completa. Existe uma fase anterior, que começa com a coleta e o isolamento de material vegetal, e uma fase de aclimatação posterior ao biorreator, em que as plantas seguem para uma casa de vegetação com controle de umidade e temperatura", explica.

Agência Fapesp