Notícia

BOL

Mapa interativo da USP mostra quantos de seus vizinhos contraíram a covid

Publicado em 09 junho 2020

Por Beatriz Gomes

O LabCidade (Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade) da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) criou um mapa interativo que permite encontrar os endereços onde estão os casos de hospitalizações provocadas pelo novo coronavírus (https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/25/tire-suas-principais-duvidas-sobre-o-coronavirus-que-se-espalha-pelo-mundo.htm) em 25 municípios na região metropolitana de São Paulo.

Raquel Rolnik, docente da FAU-USP e coordenadora do LabCidade, disse ao UOL que o objetivo do mapa é "propiciar uma leitura territorial da epidemia para que estratégias específicas de enfrentamento sejam colocadas em prática, considerando que a covid-19 não se distribui homogeneamente pelo território e, portanto, estratégias homogêneas não funcionam."

 O mapa utiliza como base de dados o DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), plataforma em que são registrados casos hospitalizados de coronavírus e síndrome respiratória aguda grave, que incluí o CEP da pessoa internada.

Mesmo com o detalhamento no mapa, Rolnik destaca que ele não mostra a totalidade de casos na região metropolitana de São Paulo. Isso porque nem todos os casos atendidos em hospitais são registrados, já que em muitos deles não há necessidade de internação, e nem todas as fichas contêm o registro do CEP, o que impossibilita o uso da informação no site. 

Dados de CEP sumiram

Raquel Rolnik revelou ao UOL que no último boletim divulgado pelo DataSus, os endereços dos pacientes e dos óbitos "sumiram". Portanto, sem a divulgação do CEP não será possível dar continuidade ao mapa.

"A retirada dos dados por CEP do DataSus compromete totalmente a possibilidade de fazer este tipo de análise. É fundamental que este dado seja divulgado", disse a docente.

"As atualizações [do DataSus] começaram a ser soltas diariamente [e não a cada 15 dias como anteriormente] a partir do dia 1 de junho e desde lá, nenhuma base teve a informação do CEP, ou seja, a gente não consegue atualizar o nosso mapa mais", comentou ao UOL Pedro Rezende, graduando da FAU e um dos responsáveis pelo manuseio de dados do LabCidade.

Apesar disso, Rolnik explicou que o grupo continua fazendo o seu trabalho ao lado do Instituto Pólis a partir do cruzamento de outros dados.

"Continuamos nosso trabalho agora procurando fazer cruzamentos que nos permitam avançar as explicações sobre as concentrações de casos."

Vale lembrar que, em uma iniciativa inédita, em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro (sem partido) de restringir o acesso a dados sobre a pandemia da covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram uma parceria buscar as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal.

A busca dos dados nos estados feita pelos jornais difere da pesquisa do LabCidade, que utiliza informações de outro banco de dados, especificamente, sobre os endereços dos hospitalizados.

Resposta da pasta

Em nota, o Ministério da Saúde disse ao UOL que o CEP foi caracterizado como uma informação "sensível já que facilita a identificação do indivíduo" e, por respeitar a Lei de Proteção de Dados — LGPD (Lei nº 13.709/2018), esse tópico foi retirado do banco de dados. "Esta ação contribui para garantir e preservar a privacidade do cidadão".

"O Ministério da Saúde reforça que a plataforma está sendo aprimorada e sugestões podem ser avaliadas. Por fim, visando colaborar com as pesquisas, o Ministério, por meio do DATASUS, estudará uma forma de criar identificações geográficas, respeitando a privacidade e intimidade do cidadão. A pasta vai trabalhar nesta solução nos próximos dias, considerando a importância do trabalho realizado pela comunidade acadêmica e científica", concluiu a nota.

Do UOL, em São Paulo

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Agência Brasil Portal Exame UOL UOL O Globo online Estadão.com G1 Galileu online Correio Braziliense online Pequenas Empresas & Grandes Negócios online UOL Jornal de Piracicaba O Estado (CE) online IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online Folha de Pernambuco online Portal R7 IstoÉ Dinheiro online UOL Estado de Minas online Alvo Notícias Blog da Cris Planeta Osasco NH TV Portal Rede Notícias ISN Portal Jornal da Ciência online Jornal Integração Portal da Enfermagem Planeta online Olhar Digital O Vale online Portal Guandu ArqBrasil FA Notícias Le Gran Capital News Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Poliarquia Prime News Jornal Tijucas Portal Correio do Agreste Sistema Costa Norte de Comunicação Pelo Mundo DF Portal Lapada Lapada Jornal Floripa Atual MT Portal Agora no RS Chumbo Grosso Clesio.net Click Guarulhos De Olho na Cidade Cenário MT Portal ApoNews Gazeta Brasil Painel Notícias PNotícias Rondônia Dinâmica Diário Carioca Jornal Guaru News online Mix Vale Gazeta MT Novo Cantu Notícias O Mato Grosso Jornal Amazônia Brasil Rádio Web Money Times Vale News Portal Mato Grosso Jornal Página do Estado O Bom da Notícia Momento MT Mix Vale Midia News Campo Grande O Otimista online O Girassol online Zero um informa Dinheiro Rural online Rádio Peão Brasil O Documento online Catve Es 1 Farol News Época Negócios online Repórter Diário Jornal de Itatiba online Aqui Notícias online Rede Massa SBT CGN Correio Popular (Campinas, SP) online Mercado News TN Online Folha Vitória online Dinheiro Rural online Bem Paraná online Guarulhos Hoje online Época Negócios online O Liberal (Americana, SP) online Press From Brasil (EUA) Gazeta de Piracicaba online Santa Portal A Crítica (MS) online A Tribuna (Santos, SP) online Terra Time 24 News (EUA) El País (Espanha-Brasil) online Notícias ao Minuto (Brasil) O Fluminense online Tribuna do Sertão Portal Alô News Startupi SP Agora Correio do Brasil online Só Fatos Jornal da Gente online MSN (Brasil) I44 News