Notícia

IDG Now!

Mapa da Ciência de SP está disponível na web

Publicado em 10 outubro 2005

As instituições de ensino e pesquisa e os centros e museus de ciência que atuam dentro do estado podem ser conhecidos agora com apenas alguns cliques no mouse.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico colocou no ar, na internet, o Mapa da Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo.
O levantamento, fruto de uma parceria entre o governo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), já inclui cerca de 350 instituições. Para chegar até elas, o usuários tem várias possibilidades.
A pesquisa pode ser feita por região administrativa, por município ou por meio de cruzamento de informações sobre a natureza, tipo de acervo ou atividade principal.
Outra alternativa para o usuário é percorrer com o mouse uma árvore hiperbólica que abre chaves a partir de 15 municípios.
Um deles, por exemplo, é o de Sorocaba. Ao arrastar o apontador sobre o nome da cidade, vários outros links vão aparecer.
A lista traz desde os hospitais que existem no próprio município até as unidades de pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do Campus de Botucatu. As regiões, por estarem na mesma área do estado, ficaram agrupadas.
O mapa tem ainda uma ferramenta de busca que leva mais rapidamente às fichas com serviços prestados e informações completas sobre bibliotecas, arquivos, observatórios astronômicos, laboratórios e outras unidades envolvidas com C&T&I em São Paulo.
O mapa pode ser consultado no endereço: www.ciencia.sp.gov.br/ciencia/mapa/.

Agência Fapesp