Notícia

Revista Controle & Instrumentação

Manufatura aditiva é realidade

Publicado em 01 maio 2018

O 1° Simpósio Brasileiro de Manufatura Aditiva, organizado pela Virtual CAE. no Mercure Santo André reuniu quem está transformando a impressão30 em realidade hoje no Brasil. Mais de 150 pessoas participaram das discussões sobre aplicações. inovações e tendências. nas três principais é1reas que envolvem o processo de impressão 3D de metais e polfmeros: softwares, materiais e máquinas.

'' Essa é uma nova cendencia da manufatura acuai, que já é uma realidade e um caminho sem volta para que se consiga atingir os resultados de melhoria de produto, na obtenção de estruturas mais leves, eficientes e inovadoras'. afirma Valmir Fleischmann. da VirtuaiCAE, organizadora do evento. O professor Jorge Vicente Lopes da Silva. do CTI Renato Archer, contou a história das tecnologias aditivas - que remontam aos anos 1980 e cujas patentes começaram a caducar (coincidência ou isso foi determinante para a disseminação do uso e boom nos negócios?).

E já se pesquisa sobre impressão 4D! Finep - lnovaçao e Pesquisa e FAPESP mostraram onde existe financiamento para a manufatura aditiva - dissecada pelo professor da Escola Politécnica da Universidade de Sao Paulo. Eduardo Campello. que deu uma aula sobre materiais (um conjunto muito grande de partlculas que formam um sistema dinamico discreto no tempo?) para a impressão 3D. Mas o correto é impressão 3D ou manufatura aditiva? Nomenclatura e normas estão sendo estudados e traduzidos por um grupo da ABIMAQ e ABNT Normas Técnicas.

Alexandre Luz, da Braskem. falou um pouco sobre os polfmeros na manufatura aditiva e os projetos da companhia - incluindo os tra· balhos com a estaçao espacial. A HighBold e a Hoganas falaram sobre os pós e ligas metálicas e juntamente com a Omnitech. Alkimat. Indústrias Romi, SLM, LWTSistemas e a ExOne mostraram que há máquinas acesslveis para vários trabalhos de lmpressao 3D, inclusive nacionais - que esta o sendo exportadas!

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica - cujo laboratório com o Fraunhofer ICT presta serviços na é1rea também - apresentou os desafios e oportunidades da manufatura aditiva. O Senai São Leopoldo contou sobre sua abordagem em manufatura aditiva metálica em lolnville (SC) e a Biofabris sobre a manufatura aditiva na saúde.