Um projeto desenvolvido por pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) resultou em um manual de construção de pontes de madeira tecnológica. O manual introduziu, não apenas no Brasil, mas também na América do Sul, sistemas construtivos e estruturais inovadores para este tipo de construção.
O trabalho foi coordenado pelo professor Carlito Calil Junior, no Laboratório de Madeiras e de Estruturas de Madeira (LaMEM) da EESC, e possibilitou a construção de 16 pontes de madeira tecnológica, sendo 5 em Piracicaba, 4 em Cubatão, 1 em Paracatu (Minas Gerais) e 1 em Aiuruoca (Minas Gerais). Em São Carlos, foram construídas 5 pontes: 4 delas dentro do campus da USP na cidade (além de uma passarela estaiada).
Essas pontes foram construídas com madeiras de reflorestamento como pinus e eucalipto. Por meio de um convênio com as Prefeituras dessas cidades, foram oferecidos cursos de extensão universitária para engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem e de Prefeituras. O curso, com 12 horas de duração e ministrado em 2 dias, abordou resistência e elasticidade das peças, normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os tipos de projeto que podem ser usados, preservação, proteção, inspeção e manutenção de peças de madeira, fundações de pontes de madeira, etc. As aulas foram ministradas no LaMEM.
A iniciativa integrou o Programa Emergencial de Pontes de Madeira do Estado de São Paulo, Projeto Temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), realizado entre 2002 e 2007. "O objetivo foi desenvolver novas tecnologias e aprimorar as já existentes para o projeto e a construção de pontes de madeira, bem como adaptar tecnologias usadas em países do exterior para as condições nacionais, levando à construções de pontes seguras, seguindo técnicas simples e modernas, com durabilidade compatível com a de outros materiais, a um custo altamente competitivo", explica o coordenador do projeto, professor Calil Junior.
O projeto deu origem ao Manual, que tem 237 páginas e aborda as propriedades de resistência e rigidez da madeira; os sistemas construtivos e estruturais; fundações para pontes de madeira; classificação e durabilidade do material; diretrizes e exemplos para projetos. "Trata-se de um trabalho que fornece aos engenheiros, arquitetos e projetistas as recomendações para o projeto, construção e detalhamento de pontes de madeira utilizando sistemas estruturais e construtivos simples e de baixo custo, para pequenos e médios vãos", explica o pesquisador.
PARÁ E AMAZONAS
Com o auxilio financeiro da Fapesp foram produzidas 600 cópias do Manual, distribuídos inicialmente para prefeituras do estado e, posteriormente, para prefeituras de outros estados e profissionais que solicitaram o material diretamente ao LaMEM. "Por meio do manual, já foram construídas outras 6 pontes de madeira tecnológica no estado do Pará e outras 6 no Amazonas", conta o coordenador do projeto. "Nesses locais, eles usam madeiras da região, como maçaranduba e jatobá", afirma.
De acordo com Calil, a maioria das pontes de madeira no Brasil não são projetadas ou construídas por técnicos especializados em madeira. "Isso resulta em estruturas caras, inseguras e de baixa durabilidade", destaca. "O manual apresenta soluções tecnológicas que possibilitam mudar essa realidade."
Segundo o professor, uma das tecnologias apresentada no projeto foi fruto de seu pós-doutorado, realizado no Forest Products Laboratory (FPL), em Madison, Wisconsin, nos Estados Unidos.
MAIS INFORMAÇÕES
Professor Carlito Calil Junior
Telefone: (16) 3373-9320
E-mail: calil@sc.usp.br
FONTE
Agência USP de Notícias
Valéria Dias - Jornalista
valdias@usp.br