Ter uma página na Internet pode ser uma boa forma de divulgar negócios com um custo menor do que se imagina. Levantamento divulgado ontem pelo site Mercado Mineiro indica que é possível registrar e hospedar uma nome page gastando a partir de R$ 76,80 por mês. "Muitas vezes, o empresário deixa de ter um site que vai facilitar o negócio por desconhecimento dos valores", afirma o diretor executivo Feliciano de Abreu.
Esse preço se refere à taxa cobrada pela Fundação Paulista de Amparo à Pesquisa (Fapesp) pelo domínio (o nome do endereço eletrônico -wwww.empresa.com.br), que é de R$ 30 por ano, e o que será pago à empresa de hospedagem, pegando o pacote mais em conta. Essas empresas recebem o conteúdo e informam à Fapesp o IP, espécie de identidade do computador no qual está localizado o conteúdo.
O menor valor é R$ 3,90 por mês, cobrado pela Host-Place, que oferece 10 Mb de espaço e 150 Mb de tráfego. Por um pacote mais completo, que comporte sites maiores e que usem mais recursos, o usuário pode desembolsar até R$ 150 por mês. É o caso do Navegante Internet, que disponibiliza espaço em disco de 100 Mb, tráfego de 4 Gb e 60 contas de e-mail.
Abreu ressalta que na decisão do usuário deve pesar não apenas o preço, mas as características do serviço que melhor atendam às suas necessidades. Ele coloca ainda que os planos não podem ser comparados, devido às diversidades de configuração. "O objetivo é mostrar que todo pequeno empresário pode ter seu site", diz.
Em abril deste ano, o varejo eletrônico movimentou R$ 531,8 milhões, 43% a mais que o contabilizado no mesmo mês de 2003 e o equivalente a 3,1% do total do comércio varejista brasileiro. Os dados são da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico v da consultoria E-Consulting.
Mesmo quem não vai vender diretamente pela Internet pode se beneficiar da rede, tornando sua empresa e os serviços prestados mais conhecidos. (APP)
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