Notícia

FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Manaus sedia evento de apresentação do GOAmazon

Publicado em 17 fevereiro 2014

Nesta terça-feira (18), Manaus será sede do evento de apresentação do programa de pesquisas ‘Green Ocean Amazon’ (GOAmazon). Por meio do GOAmazon, pesquisadores buscarão conhecer em detalhes a dinâmica da floresta amazônica e de sua interação com a atmosfera.

As Fundações de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e de São Paulo (Fapesp) e o Departamento de Energia dos Estados Unidos (Doe) investirão R$ 24 milhões no desenvolvimento dos seis projetos de pesquisas contemplados. Os estudos devem ser realizados de janeiro deste ano a dezembro de 2015.

Deste total, R$ 6 milhões serão financiados pela FAPEAM a três projetos de pesquisadores do Amazonas selecionados no GOAmazon. A diretora técnico-científica da FAPEAM, Andrea Waichman, afirmou que com as pesquisas será possível entender como o clima regional e global está sendo afetado pela presença do homem e pela própria dinâmica da floresta. Segundo ela, desta forma, se terá uma melhoria na precisão dos modelos de previsão climáticos atualmente utilizados.

“Com a nossa participação na campanha científica GoAmazon, que é uma importante ação de cooperação nacional e internacional, estamos elevando o nível de excelência de pesquisa amazonense, criando infraestrutura e aprimorando a formação de recursos humanos de alto nível”, disse Waichman.

Programação

O evento de apresentação do GOAmazon será realizado, a partir das 19h desta terça-feira (18), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), um dos parceiros do programa. Serão apresentados painéis científicos com explicações do GOAmazon, além da realização de uma mesa redonda técnica formada pelos doutores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Rodrigo Souza, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Karla Longo, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Scot Martin, e de Berkeley, Jeff Chambers.

Nos dias 19 e 20 deste mês, estão previstas visitas técnicas dos pesquisadores integrantes do GOAmazon aos municípios de Iranduba e Manacapuru. “Esse é um projeto extremamente ambicioso. Com ele (GOAmazon), também iremos conhecer melhor vários aspectos da interação entre a floresta e a atmosfera e obter informações mais precisas para serem usadas em outras pesquisas”, disse o pesquisador responsável pelo GOAmazon no Inpa, o doutor em Física da Atmosfera Antônio Manzi.

Também são parceiros para realização das pesquisas por meio do GOAmazon, as Universidades do Estado do Amazonas (UEA) e Federal do Amazonas (Ufam), de São Paulo (USP) de Harvard, os Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Espaço e Aeronáutica (IAE/BRA) e Max Planck de Química (MPIC/Alemanha).

Agência FAPEAM