Notícia

Jornal da Unesp

Mais segurança para Grids

Publicado em 01 março 2014

Desde dezembro, está em funcionamento a Autoridade Certificadora para Grids Computacionais no Estado de São Paulo, ou ANSPGridCA (ANSP Grid Certification Authority). O novo sistema foi criado pela rede Academic Network at São Paulo (ANSP), um programa da Fapesp, com o apoio do Núcleo de Computação Científica da Unesp (NCC/Unesp).

Um cluster é formado por um conjunto de computadores que funcionam como se fossem uma única máquina, somando seu potencial de processamento para ajudar na solução de problemas complexos. No meio científico, a fim de enfrentar grandes desafios, foram formados os grids, que podem ser definidos como clusters de clusters, por unificar redes de computadores distribuídas por cidades, Estados e até países.

A ANSPGridCA tem como D Cluster central do GridUnesp: protegido pelo novo sistema responsabilidade autenticar os usuários que participam dos grids computacionais montados pelos pesquisadores de instituições paulistas. A autenticação envolve a identificação de cada usuário, serviço e servidor do grid, com a emissão de certificados, para garantir a segurança desse espaço e dos dados que ele processa, impedindo acessos indevidos e possíveis ataques.

De acordo com Sergio Morais Lieti, integrante do NCC/Unesp, os pesquisadores do São Paulo Research and Analysis Center (Sprace) e do GridUnesp antes solicitavam seus certificados à autoridade certificadora DOEGrids, dos Estados Unidos. “A ANSPGridCA passou a atender a essa demanda e, desde o início deste ano, esses pesquisadores passaram a utilizar certificados emitidos pela nova autoridade certificadora”, esclarece.

Segundo Luís Fernandez Lopez, coordenador geral da ANSP, o objetivo agora é atender a toda a comunidade científica do Estado: “Convidamos os pesquisadores paulistas que necessitem de certificado de grid a utilizarem os serviços da ANSPGridCA”, afirma. Os demais Estados do país são atendidos por outra autoridade certificadora, instalada na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Regras internacionais

As autoridades certificadoras seguem as regras estabelecidas pelo International Grid Trust Federation (IGTF). Após um processo iniciado em 2008, a ANSPGridCA completou seu processo de certificação pela The Americas Grid Policy Management Authority (TAGPMA), entidade que regula a certificação em grids no continente americano. Após essa etapa, passou a ser reconhecida no contexto da IGTF.

Mais informações sobre a ANSPGridCA podem ser obtidas em: <http://gridca. ansp.br/>.