Parece que todas as organizações, corporações e publicações existentes estão se apresentando em formatação eletrônica na Internet.
Se você não acredita nisso, analise este fato: em um único dia da semana passada o The Wall Street Journal rodou oito páginas inteiras abarrotadas de pequenos anúncios de companhias procurando anunciar sua presença na World Wide Web, a porção da Internet que é mais gráfica e mais fácil de usar.
Quase todo dia fico sabendo que uma outra entidade estabeleceu uma cabeça-de-ponte na Web - geralmente chamada de "Web site" (localização na Web) ou "nome page".
Os recém-chegados desta semana incluem o Democratic National Committee, o canal de TV a cabo Discovery Channel e um endereço dedicado aos mistérios de Nancy Drew.
Parece não ter importância que apenas uns poucos milhões de usuários tenham acesso à Web, até menos do que a pequena fração de todos proprietários de computadores que usam serviços comerciais on-line tais como a CompuServe. Todo mundo que é alguém quer montar sua loja lá.
O problema é que não é fácil localizar os endereços novos na Web. Mesmo se você já ouviu falar dele, geralmente precisa se lembrar de seu endereço com aquele formato circular típico, denominado uniform resource locator, ou URL, no jargão da Internet.
Não existe um diretório de catálogo telefônico do tipo livro para a Web, mas existem algumas "localizações" (sites) gratuitas que ajudam os usuários a avançar em meio ao labirinto.
Essas "localizações" contem relações de "home pages" e cada uma delas na verdade é uma ligação "quente"("hot link") que instantaneamente transporta você para a localização à qual se refere quando se clica sobre ele.
A maior parte dos provedores de acesso à Internet e programas de software para consultar a Web, chamados de "browsers" (folheadores de páginas) mantém sua própria relação de localizações que recomendam que você use. A America Online vai mais longe na última versão de seu software e relaciona as localizações importantes na Web sob cada um de seus tradicionais cabeçalhos de assuntos, tais como esportes ou finanças pessoais.
Meu diretório livre favorito na Web é chamado Yahoo (http:www.yahoo.com), um imenso banco de dados, cada vez maior, de home pages. Com o Yahoo, pode-se procurar por um home page ou nome, tópico ou descrição e ir direto a ele com um clique do mouse. Existe também um diretório organizado em 19 assuntos gerais, assim como uma relação das páginas acrescentadas recentemente.
Finalmente, se você quer apenas conferir o que é que há na Web, pode tentar o URouLette, um serviço mantido na Universidade de (Cansas. Ele manda você para uma localização totalmente ao acaso na Web, cada vez que você clicar em uma foto com roleta. Fica em: "http://www.ukans.-edu/uroulett.html.A coluna Personal Technology, deste autor, estará na World Wide Web neste endereço:"-http://ptech.wsj.com". Vai estar lá de graça todas as semanas na manhã de sexta-feira, um dia após a data em que ela aparece impressa no The Wall Strreet Journal.
A localização vem em duas versões, standard e light. A versão standard pode parecer um pouco melhor mas pode demorar para carregar em alguns computadores e modems. Também, como muitas outras localizações, a versão standard é otimizada pelo software de consulta ("browsing") à Web, o principal programa no mercado para consultar a Web. No entanto, como o Netscape inclui uma capacidade de layout que falta aos outros softwares de consulta, essa versão standard pode parecer mal alinhada ou então estranha a algumas das pessoas que estão folheando" as páginas da Web.
É aí que entra a versão light. Ela tem exatamente o mesmo conteúdo, mas carrega mais rapidamente e seu layout tem melhor aparência em softwares de consulta que não são a Netscape.
A maior lição para mim ao criar esta localização é que as diferenças entre os software de consulta são grandes. No caso do nosso endereço, alguns programas de consulta mutilam o texto, apresentando-o todo centralizado ou inteiramente sublinhado, ou então fazem os "hot links" se comportarem inadequadamente. Espero que os concorrentes do Netscape combinem rapidamente suas características de layout de forma que todo mundo tenha a mesma experiência com a mesma localização. A versão digital da coluna "Personal Technology" é apenas uma experiência.
"Reproduzido com permissão do The Wall Stree! Journal. Copyright Dow Jones, 1995. Todos os direitos reservados.
Notícia
Gazeta Mercantil