Notícia

ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação

Mais do que ensino e pesquisa, universidades podem gerar emprego e inovação

Publicado em 19 fevereiro 2019

As universidades não podem mais se limitar ao ensino e à pesquisa. Precisam criar benefícios para a sociedade na forma de empregos e inovação. Essa é a visão de Chas Bountra, pró-reitor de inovação da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e cientista-chefe do Structure Genomics Consortium (SGC).

Bountra recebeu delegação da FAPESP no dia 13 de fevereiro, em Oxford, e falou sobre as iniciativas para inovação da universidade, principalmente na criação de novos medicamentos.

Tendo trabalhado na indústria farmacêutica por 19 anos antes de retornar, agora como professor, para a universidade onde realizou sua formação, Bountra foi vice-presidente e chefe de biologia da GlaxoSmithKline (GSK).

Atualmente no comando do SGC – parceria público-privada que reúne em diversos países mais de 400 cientistas de universidades, indústrias farmacêuticas e entidades sem fins lucrativos –, o pesquisador ressaltou a competência dos parceiros brasileiros sediados no Centro de Química Medicinal (CQMED) da Unicamp.

Criado com apoio da FAPESP por meio do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), o CQMED é uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) especializada na área de biofármacos e fármacos. A unidade é formada por pesquisadores do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética e do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com o SGC. O CQMED também tem apoio da FAPESP, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.

“A parceria tem sido um brilhante sucesso. O grupo da Unicamp está fazendo ciência de impacto, produzindo excelentes dados e publicações de alta qualidade. Além disso, está treinando jovens pesquisadores e construindo ligações com a indústria”, disse Bountra à Agência FAPESP.

Confira a reportagem completa aqui.

 

 

 

 

 

(Foto: )