Mais de 200 professores da Universidade de São Paulo USP ) estão entre os melhores cientistas do mundo, conforme ranking internacional divulgado pela plataforma acadêmica “Reserche.com”. A lista com os nomes dos profissionais foi divulgada no início de junho deste ano. Ao todo, 980 cientistas foram classificados.
Segundo a plataforma, a iniciativa de listar os melhores cientistas tem como objetivo inspirar acadêmicos, empresas e órgãos administrativos para examinar para onde os principais especialistas estão indo.
Além disso, a plataforma ressalta que a intenção é de fornecer uma ferramenta para que “toda a comunidade científica conheça quem são os principais especialistas em áreas específicas de estudo de diferentes países, ou mesmo dentro de instituições de pesquisa”.
A posição de cada pesquisador foi baseada no chamado D-index (Discipline H-index), que considera exclusivamente número de artigos e quantidade de citações para cada disciplina examinada , segundo a agência Fapesp.
Para fazer a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef. As informações foram coletadas em dezembro de 2022.
Cientistas pelo Brasil
Segundo a agência Fapesp, o Brasil se destacou na área de Química com 117 pesquisadores entre os mais citados do mundo.
Jairton Dupont, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), encabeça a lista no país, sendo o 1.208º colocado no ranking geral da disciplina. Na sequência está Nelson Durán, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 1.217º colocado na lista mundial.
A área de Biologia e Bioquímica vem em seguida com 104 brasileiros entre os mais citados. Depois, aparecem as áreas de:
Ciência Animal e Veterinária: 103 brasileiros;
Ecologia e Evolução: 95 brasileiros;
Ciência Ambiental: 59 brasileiros;
Neurociência: 54 brasileiros;
Medicina: 50 brasileiros;
Ciência de Materiais: 48 brasileiros;
Microbiologia: 46 brasileiros
Na plataforma também é possível visualizar o ranking geral de melhores cientistas divulgado em 2022, que considera todos os países e áreas do conhecimento. Nenhum brasileiro figurou entre os mil cientistas com maior Índice H.
Já no ranking que considera apenas cientistas mulheres há duas brasileiras: Maria Inês Schmidt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1ª colocada no país e 723ª no mundo), e Deborah Carvalho Malta, da Universidade Federal de Minas Gerais (2ª no país e 835ª no mundo).
Também há dois brasileiros no ranking “Best Rising Stars of Science” (Melhores Estrelas em Ascensão da Ciência): José C. S. dos Santos, da Universidade Federal do Ceará (1º no país e 230º no mundo), e Felipe Barreto Schuch, da Universidade Federal de Santa Maria (2º no país e 363º no mundo).
Fonte: G1. [mailpoet_form id="1"]
Governo do Estado garante intenção de ampliar o Programa estadual de Escolas Cívico-Militares
Um importante Pedido de Providências foi entregue ao governador Eduardo Leite, nesta sexta-feira (21), pelo deputado Tenente Coronel Zuco (Republicanos), autor da Lei Estadual que instituiu o Programa das Escolas Cívico-Militares no RS, acompanhado do presidente da Frente Parlamentar em Apoio à Adesão e Manutenção de Escolas Cívico-Militares, deputado Capitão Martim (Republicanos). O pedido visa garantir a absorção pelo Rio Grande do Sul de 23 Escolas Cívico-Militares que faziam parte do extinto Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM).
Em julho, o Governo Federal anunciou a extinção do programa, “movido por vingança e motivações políticas”. Em contraponto, atendendo solicitação do deputado federal Zucco e do deputado estadual Capitão Martim, o Governo do Estado decidiu assegurar o funcionamento de 18 escolas no âmbito do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares.
Após o ato realizado em Defesa do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, promovido pela Frente Parlamentar em Apoio à Adesão e Manutenção de Escolas Cívico-Militares, por iniciativa do deputado federal Zucco, foi firmado o documento contando com o apoio de 22 prefeitos e 14 deputados estaduais, incluindo o líder do Governo, Frederico Antunes.
O pedido tem como objetivo estimular o Governo do Estado a tomar as devidas providências para a manutenção do modelo cívico-militar nas demais 23 escolas que faziam parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares no solo gaúcho. “É indiscutível a importância da absorção dessas escolas no Programa Estadual para evitar a descontinuidade das atividades desse modelo educacional, que conta com ampla aprovação da comunidade escolar por meio de consulta pública”, destacou.
Segundo o Capitão Martim, atualmente 13 escolas estaduais e 10 escolas municipais estão em risco de extinção, o que resultaria em enormes prejuízos para essas comunidades escolares. “Buscamos a manutenção das Escolas Cívico-Militares gaúchas em sua totalidade”, afirmou o deputado ao reiterar a necessidade de preservar todas as 23 escolas do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Destacou que “a vontade da comunidade escolar, manifestada por meio da consulta pública, deve ser respeitada”.
Governo pretende ampliar programa
Durante a reunião no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite assegurou que o programa estadual vai ser mantido e um novo edital será aberto parta ampliar o número de escolas e absorver as federais. Segundo o deputado Capitão Martim, o governador informou que a intenção é manter as escolas sob administração federal em funcionamento no Rio Grande do Sul após uma análise minuciosa dos trâmites necessários, e ampliar o número de estabelecimentos funcionando no modelo cívico-militar.
“A preservação desse modelo educacional é fundamental para assegurar os avanços obtidos durante o período em que o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares esteve em vigor, beneficiando alunos e comunidades escolares em todo o Estado”, frisou o Capitão Martim. [mailpoet_form id="1"]
Senac Santo Ângelo oferece 30 vagas gratuitas para novas turmas do Programa RS TI
O Senac Santo Ângelo está com inscrições abertas para o curso de Lógica de Programação do Programa RS TI . Ao todo, são ofertadas 30 vagas gratuitas e as matrículas devem ser feitas até o dia 20 de julho . A iniciativa tem o objetivo de capacitar profissionais para área de Tecnologia da Informação, fomentando o desenvolvimento de habilidades técnicas necessárias para conquistar oportunidades no mercado de trabalho. As aulas serão realizadas presencialmente na escola e têm início no dia 1º de agosto
Durante o curso, que possui carga horária de 60h, o aluno irá adquirir conhecimento em programação estruturada, tipos de dados, variáveis, constantes, operadores, utilização de vetores, matrizes, procedimentos, funções e recursividade.
As inscrições acontecem presencialmente na escola Senac Santo Ângelo, localizada na travessa João Meller, 179, condomínio Adhara, no bairro Centro. A lista dos classificados será divulgada no dia 21 de julho de 2023 pelo site
Mais informações sobre o Programa RS TI, perfil dos candidatos, seleção e documentos necessários para efetuar a inscrição, acesse o site ou entre em contato pelo Whatsapp
Fonte: Rádio Cidade SA [mailpoet_form id="1"]