Notícia

Gestão C&T

Mais de 30 projetos de inovação serão apoiados pela Fapesp

Publicado em 19 outubro 2011

Fonte: Gestão C&T

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) aprovou 32 propostas dentro do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe). Realizada em parceria com a Finep, a iniciativa investirá recursos da ordem de R$ 22,6 milhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

O resultado foi divulgado na terça-feira (11). Serão apoiados projetos de empreendimentos de pequeno porte com alto potencial de retorno comercial ou social. O aporte é de até R$ 400 mil por projeto. As ações deverão ser realizadas num período limitado a 18 meses.

Entre as ideias inovadoras habilitadas é possível citar a implementação de melhorias no processo produtivo de descontaminação de lâmpadas fluorescentes, o desenvolvimento técnico e comercial da linha de produtos de som digital sem fio para dispositivos portáteis, soluções para odontologia baseadas em processamento computacional de imagens digitais, entre outras.

ESPCA

Já pode também ser consultado no site da fundação o resultado da 4ª chamada da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA). Foram aprovadas no edital 18/2011 duas propostas, das áreas de biologia e engenharia, que se encontram em processo de análise.

Pela iniciativa, a Fapesp concede recursos financeiros para a organização de cursos de curta duração em qualquer área do conhecimento. Espera-se que os eventos contribuam para dar visibilidade aos programas de doutorado e sirvam como oportunidades para estágios de pós-doutorado no Estado.