Notícia

Maxpress

Maior evento científico do Brasil tem forte presença da Alemanha

Publicado em 05 julho 2017

Mesa-redonda, conferência e workshops são algumas das atividades que estão sendo organizadas pelo Centro Alemão para a 69ª Reunião Anual da SBPC.

O Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP) contribui este ano para a 69ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) com a participação de pesquisadores e representantes de instituições alemãs, atividades na programação oficial, uma exposição interativa e um estande na ExpoT&C. O evento acontece na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, de 16 a 22 de julho, e é o maior do gênero no Brasil.

Uma das principais mesas-redondas da reunião contará com a participação do pesquisador alemão Jens Ried, diretor do Centro de Gestão, Tecnologia e Sociedade, da Friedrich-Alexander-Universität (FAU),de Erlangen-Nuremberg, Alemanha. Ele foi convidado para debater a questão da ética na ciência. Participam também o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Carlos Henrique de Brito Cruz,e a professora Sonia Maria Ramos de Vasconcelos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A presidente da SBPC, Helena Nader, será a moderadora.

Na visão de Ried, embora a comunidade científica tenha criado estratégias para prevenir e combater fraudes, erros de conduta, manipulação de dados, plágios e metodologias deficitárias, ainda existem pontos vulneráveis no sistema. “O debate vai abordar esses pontos e mostrar que participação política e pública é importante para garantir a liberdade científica e, ao mesmo tempo, a credibilidade da ciência e dos pesquisadores”, antecipa.

Arte e ciência – Pesquisadores da TUDormundtambém serão destaque no evento. Eles apresentarão o método conhecido como pensamento tridimensional ou Visual Thinking. O conceito, difundido principalmente pelo psicólogo Rudolf Arnheim na década de 1970, aborda maneiras de organizar o pensamento a fim de aprimorar a comunicação, baseadas na representação e imagens – um modo eficiente de transformar ideias complexas em informação compreensível.

O assunto será objeto de um minicurso e uma conferência, além de diversos workshops que serão realizados no estande do DWIH-SP da ExpoT&C – exposição que integra as atividades da Reunião Anual da SBPC e conta com a participação dos principais atores do sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação.

No estande do DWIH-SP haverá exibição de um filme e de objetos para mostrar aos participantes como a arte pode contribuir para o desenvolvimento do trabalho científico. A programação inclui tambémuma atividade diária, dinâmica, visual e quase sem palavras em que organizadores e visitantes serão levados a formular novas perguntas e pensar em respostas inusitadas

A exposição inclui um livro organizado pela pesquisadora Judith Klein. A obra, que será lida por uma “voz” de computador, foi inspirada na digitalização de histórias e narrativas analógicas e faz referência ao tema da conferência: comunicação digital e inovação.

“Nas nossas pesquisas no ID Factory, criamos métodos de como desenvolver competências que serão exigidas no futuro. Na SBPC, serão apresentadas estratégias artísticas com a intenção de fazer essa transferência para a pesquisa científica”, explica Ursula Bertram, diretora do ID Factory, centro de pesquisa da TUDortmund.

Confira abaixo a programação:

Conferência:

The Missing Link - Why Science and Economy Need Artistic Research

Data: 17/07, das 10h30 às 12h00

Local: Auditório 3 da UFMG

Mesa-redonda:

Ética na Ciência

Dia 17/7/2017, das 15h30 às 18h00.

Local: Auditório da Reitoria

Minicurso:

The Missing Link: Artistic Research

Data:18 a 21/07/2017, das 8h00 às 10h00

Local: CAD 2 - Sala B 513

Estande na ExpoT&C:

Datas e horários:

17/07, das 8h às 18h

18 a 21/07, das 9h às 18h

22/07, das 8h às 17h

**********************

ATENDIMENTO A IMPRENSA

Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP)

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br

(11) 5549-1863 / 50815237