Notícia

Refrescante

Mackenzistas ampliam campo de observação das explosões solares

Publicado em 08 dezembro 2011

Por meio de pesquisadores do Craam (Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie), a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) vem ajudando a preencher uma grande lacuna que impedia o avanço da pesquisa relacionada às explosões solares.

Por meio de pesquisadores do Craam (Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie), a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) vem ajudando a preencher uma grande lacuna que impedia o avanço da pesquisa relacionada às explosões solares. No dia 22 de novembro, os docentes Pierre Kaufmann e Adriana Válio comandaram a instalação de dois radiotelescópios polarimétricos solares na Argentina, únicos no mundo a operar em frequências entre 20 e 200 gigahertz, conforme destacou reportagem recente da Agência Fapesp.

Kaufmann, coordenador do Craam, e Válio, professora da Escola de Engenharia da UPM, lideram o projeto "Telescópios de patrulhamento solar em 45 e 90 GHz com polarização", financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Os radiotelescópios já operam no âmbito de um convênio de 11 anos entre Craam e Complexo Astronômico El Leoncito (Casleo), que fica em San Juan, na Argentina.

Aponta a Agência Fapesp que, além da importância científica, o estudo do mecanismo energético das explosões solares é relevante também por conta de seus subprodutos com ressonância no planeta. "Embora não tenhamos detalhes sobre a física das explosões solares, é certo que esses fenômenos têm forte impacto no clima terrestre. Essas explosões liberam imensas quantidades de energia, interagindo com o espaço interplanetário e com a Terra", disse Kaufmann na reportagem.

"Os dois novos radiotelescópios observam todo o disco solar com elevada resolução temporal de 10 milissegundos, proporcionando grandes quantidades de dados em função do tempo. Quando terminarem todas as calibrações, os instrumentos irão operar praticamente de forma remota, observando o Sol diariamente e disponibilizando os dados na internet", explicou Válio.

Passado e presente

Não é de hoje que o Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie desenvolve atividades pioneiras. Originado em 1960, como Grupo de Rádio Astronomia Mackenzie (Gram), proporcionou ao Brasil estudos inéditos nas áreas de rádio-ciências, incluindo radioastronomia, física solar, relações solares-terrestres, física da ionosfera, astrofísica, instrumentação rádio-científica e ciências espaciais.

No início dos anos 1970, as atividades de pesquisas do Craam foram aprovadas pelo CNPq como Centro de Excelência, e seu curso de pós-graduação em Astrofísica foi credenciado pelo Ministério da Educação. Em 1977, as atividades passaram a ser desenvolvidas através de convênio entre Mackenzie e CNPq, posteriormente sucedido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ao longo de sua história, o Craam desenvolveu iniciativas com parceiros como USP, Unicamp e Nasa (Estados Unidos). Atualmente, integra redes de pesquisa envolvendo diversas instituições brasileiras e estrangeiras.

No último dia 1º de dezembro, o Centro comemorou os 51 anos do Gram e inaugurou dois instrumentos em evento no campus Higienópolis da UPM: o Celostato Solar, dispositivo de dois espelhos que rastreia automaticamente o sol, e um telescópio solar, com filtro na luz vermelha do Hidrogênio-alfa (ou h-alfa). O sistema permite a gravação contínua de imagens do sol, com até 30 imagens por segundo, a fim de registrar explosões e outras atividades sobre o disco solar.

Mais informações:

- Craam: http://www.craam.mackenzie.br/

- Projeto "Telescópios de patrulhamento solar em 45 e 90 GHz com polarização": http://www.bv.fapesp.br/pt/projetos-regulares/28352/telescopios-patrulhamento-solar-45-90

Informações para imprensa

Instituto Presbiteriano Mackenzie - www.mackenzie.br | imprensa@mackenzie.br

Fernanda Cremonezi | fernandac@adsbrasil.com.br | 11 2114.8576 | 9213.3042

Bruno Pessa | brunop@adsbrasil.com.br | 11 2114.8016 | 8282.7227

São Paulo

ADS Comunicação Corporativa - www.adsbrasil.com.br

Bianca Sturlini | biancas@adsbrasil.com.br | 11 5090.3033 | 9115.5331

Renata Muniz | renatam@adsbrasil.com.br | 11 5090.3031 | 9393.7129

Bruna Pereira | brunap@adsbrasil.com.br | 11 5090.3004 | 6561.0062