Notícia

Maxpress

Mackenzie promove evento de engenharia em Campinas

Publicado em 07 agosto 2017

De 28 de agosto a 01 de setembro, o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realiza no campus Campinas, a III Semana da Engenharia do Mackenzie Campinas (SEMACK). Sob o tema “Rumos da Engenharia: O Engenheiro do Futuro”, o evento contará com programação variada e renomados profissionais e especialistas que proferirão palestras sobre tendências da engenharia e tecnologia, mercado de trabalho e inovação.

Os participantes terão a oportunidade de conferir temas como “Inovação no Brasil: Minha jornada pessoal e reflexões sobre avanços, desafios e oportunidades”, do consultor e coordenador da FAPESP Gerson Valença Pinto. Já o engenheiro José Romeu Ferraz Neto, presidente do SindusCon-SP, falará sobre “BIM-Modelagem da informação na construção”; com o tema “Sistema SINAPI e o papel da CAIXA no desenvolvimento da Infraestrutura do País”, o engenheiro Sergio Rodovalho Pereira discorrerá sobre um dos assuntos mais polêmicos nos dias de hoje. Jônatas Vanzolini Gallego, engenheiro, abordará “A Transformação Digital x Industrial da Energia Eólica – A Visão da GE”. O professor Francisco Giocondo César, IFSP e FCA/UNICAMP, que explanará sobre a “Indústria 4.0: Desafios & Oportunidades”.

Dentre os vários assuntos, os participantes também poderão se aprofundar em temas essenciais no dia a dia da indústria e da tecnologia. O diretor da Cota Territorial, Luiz Célio Bottura, discorrerá sobre “A cidade na Produção Sócio-econômica”. Guilherme Regiane, da ISTSistemas, abordará “Como o SW 2017 pode te ajudar a alcançar melhores resultados, aumentando a eficiência dos projetos”. Já, o diretor Industrial Robert Bosch, Júlio Monteiro, falará sobre “A Evolução da Manufatura para uma Indústria Inteligente”. O engenheiro Hercilio Ramos, da LATAM, apresentará a “Engenharia - Transformando recursos naturais em recursos humanos”. Além do engenheiro Roniere Silva, UNILEVER, que explanará sobre “Universidade X Realidade: Mercado de Trabalho”.

No campo da tecnologia, destaque para os temas “Internet das coisas e Transformação Social”, apresentado pelo professor Vinícius Garcia de Oliveira do CPqD, e “Ciência de Dados e Big Data”, ministrado pela professora Sandra Avila da Unicamp.

Segundo Marcia Milena Pivatto Serra, professora e uma das responsáveis pelo SEMACK, a proposta do evento surgiu com o intuito de promover a extensão universitária e a vivência no campo da Engenharia, seja na vida acadêmica e ou na empresarial. “Teremos grande movimentação de especialistas que ministrarão cursos e palestras, bem como participarão de mesas redondas e visitas técnicas. Empresas como Bosch, Unilever e outras estarão divulgando estágios e processos seletivos, para os alunos da instituição”. A professora ressalta ainda, que há temas e áreas que são “tendências das engenharias, indústria 4.0, Big Data, IOT, sistemas ciber-físicos, manufatura avançada, construções especiais e sustentáveis, modelos construtivos, entre outras”.

Para professora de engenharia do Mackenzie Mariana Zuliani, umas das responsáveis pela organização do evento “a semana proporcionará aos alunos, professores, pesquisadores do Mackenzie e ao público externo participantes do evento, o contato com profissionais gabaritados nas diversas áreas da engenharia e ao que há de mais moderno neste setor por meio de ciclos de palestras diários”. A professora reforça que “pelos nomes que irão palestrar durante a Semana da Engenharia e pelas diversas atividades que o evento incorpora, destacamos a importância deste no calendário do Mackenzie”.

Já a professora Suelene Silva Mammana, também envolvida na organização do evento, ressalta que os alunos dos cursos de engenharia terão a oportunidade de fazer visitas técnicas em empresas da região como a Natura, Siemens, Bosch e a nova Fonte de Luz Sincrotron. Os alunos do curso de engenharia civil irão visitar as obras de construção da nova fonte de Luz Sincrotron brasileira, o Sirius, uma das mais avançadas do mundo, que está localizada próximo ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas. A obra civil compreende uma área de 150 mil metros quadrados e é uma das mais sofisticadas já realizadas no país. “Os alunos visitarão o canteiro de obras, assistirão a uma palestra com a equipe da empresa Racional Engenharia, responsável pela construção, e terão acesso as informações sobre as soluções inovadoras desenvolvidas para viabilizar os requisitos de estabilidade mecânica e térmica da estrutura especial que abrigará a fonte de luz. Será uma oportunidade ímpar para os alunos do curso de engenharia civil”.
Para participar, basta fazer a inscrição pelo link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdprKbLIFT_bSE1Mx9PGippkepyKJhL5r8W2z7AcAgGGTBTfg/

viewform

Segunda-Feira (28/08/2017) Mesa-Redonda
8h às 12: “A Revolução Digital da Indústria 4.0”
Palestrantes
Prof. Dr. Eng. Francisco Giocondo César
- IFSP e FCA/UNICAMP “Indústria 4.0: Desafios & Oportunidades”.
Ms. Eng. Vinícius Garcia de Oliveira - CPqD “Internet das coisas e Transformação Social”.
Profa. Dra. Sandra Avila - IC/UNICAMP “Ciência de Dados e Big Data”
Sr. Gerson Valença Pinto - Consultor e Coordenador Área FAPESP “Inovação no Brasil: Minha jornada Pessoal e reflexões sobre avanços, desafios e oportunidades”.

Minicursos
18h30 às 22h
Gabriel da Cunha Carvalho
Renan Cley da Silva Lima

TecGraph
“REVIT”

Terça-feira (29/08/2017) Mesa-Redonda
8h às 12: “Tendências da Engenharia”
Palestrantes

Eng. José Romeu Ferraz Neto - Presidente do SindusCon-SP “BIM – Modelagem da Informação na Construção”.
Ms. Eng. Sergio Rodovalho Pereira - Caixa Econômica “Sistema SINAPI e o papel da CAIXA no desenvolvimento da Infraestrutura do País”.
Eng. Luiz Célio Bottura - Diretor da Cota Territorial “A cidade na Produção Sócio-econômica”.
Ms. Eng. Jônatas Vanzolini Gallego - GE “A Transformação Digital x Industrial da Energia Eólica – A Visão da GE”.

Minicursos
18h30 às 22h
Profa. Dra. Adriana Volpon Diogo Righetto - Mackenzie
“Solid Edge: Modelagem em 3D”

Quarta-feira (30/08/2017) Mesa-Redonda
8h às 12: “Atuação do Engenheiro no Mercado de Trabalho”
Palestrantes

Eng. Júlio Monteiro – Diretor Industrial Robert – Bosch “A Evolução da Manufatura para uma Indústria Inteligente”
Guilherme Regiane- ISTSistemas “Como o SW 2017 pode te ajudar a alcançar melhores resultados, aumentando a eficiência dos projetos”.
Eng. Hercilio Ramos - LATAM“Engenharia - Transformando recursos naturais em recursos humanos”.
Eng. Roniere Silva – UNILEVER “Universidade X Realidade: Mercado de Trabalho”

Minicursos
18h30 às 22h
Eng. Lidiane Faccio, de Faveri - “Uso do Software TQS para Cálculo Estrutural”.

Quinta-feira (31/08/2017) Palestras e Workshops
8h às 12
Palestrantes
Luiz Eduardo Drouet
- Share RH “4ª Revolução Industrial e os impactos na carreira de engenharia”.
Ernest & Young - “Atuação do Engenheiro no Mercado de Trabalho”.
Silvia Gomes - Cia de Talentos “Mitos e Verdades no Processo Seletivo”.

Workshops, Feira de Livros e Outros
Cia de Talentos
“Análise de Currículo”
Ernest &Young
“Conversa com Alunos”
Feira de Livros
Cia. dos Livros
Outros Eventos na Praça de Alimentação

Minicursos
18h30 às 22h
Eng. Vitor BiniNortegubisian “Fundamentos do Lean Six Sigma”.

Sexta-feira (01/09/2017) Visita Técnica
8h às 12 - BOSCH, LNLS/Linha Sirius, NATURA ou SIEMENS

Minicursos
18h30 às 22h
Eng. Vitor BiniNortegubisian “Fundamentos do Lean Six Sigma”.

 

Serviços
III Semana da Engenharia do Mackenzie (SEMACK)
Local: Av. Brasil, 1220 - Jd. Guanabara, Campinas - SP.
Data: De 28 de agosto a 01 de setembro de 2017
Horário: 8h00

Serviços
III Semana da Engenharia do Mackenzie (SEMACK)
Local: Av. Brasil, 1220 - Jd. Guanabara, Campinas - SP.
Data: De 28 de agosto a 01 de setembro de 2017
Horário: 8h00


Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.


Informações para a imprensa
Universidade Presbiteriana Mackenzie; imprensa@mackenzie.br
William Lara; william.lara@viveiros.com.br; (11) 2114-8576
Tatiane Costa; tatiane@viveiros.com.br; (11) 2114-8016
Beatriz França; beatriz.massi@viveiros.com.br; (11) 2766-7048
Geraldo Campos; geraldo@viveiros.com.br; 11 2766-7254
Luciano Lourenço; luciano@viveiros.com.br; 11 2766-7082
Celular de plantão: (11) 9.8169-9912

DADOS DO RELEASE

Sala de imprensa

Ricardo Viveiros - Oficina de Comunicação

Empresa

RICARDO VIVEIROS OFIC. DE COMUNIC. LTDA.

Contato

Imprensa_Mackenzie

E-mail

imprensa_mackenzie@viveiros.com.br

Fone

(11) 35755444

Editoria (s)

Geral