Notícia

CBN Notícias (Campinas, SP)

Mackenzie inaugura primeiro Centro de Pesquisa Avançada em Grafeno da América Latina

Publicado em 02 março 2016

http://www.portalcbncampinas.com.br/wp-content/uploads/2016/03/MACKENZIE_BERENGUEL_020316.mp3

O Brasil passa a contar a partir de agora com o primeiro Centro de Pesquisa Avançada em Grafeno da América Latina, o MackGraphe. A proposta é que os especialistas investiguem as propriedades do material e outros nanomateriais com aplicação na engenharia prática.

O Centro, instalado no Campus de Higienópolis, da Universidade Mackenzie, em São Paulo, recebeu investimentos de R$ 100 milhões nesse ramo de pesquisas nos últimos dois anos.

O Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, Prof. Benedito Guimarães Aguiar Neto comenta que as pesquisas sobre o Grafeno têm chamado a atenção de pesquisadores pelo mundo.

Além dos investimentos próprios, houve uma parceria, com assinatura de cooperação internacional, com a Universidade Nacional de Cingapura, além de apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Aguiar Neto ressalta que o Grafeno deve revolucionar várias áreas.

O edifício onde foi instalado o Centro de Pesquisas tem mais de quatro mil metros quadrados, sete andares e laboratórios para os 15 pesquisadores envolvidos nos projetos de pesquisas de grafeno e materiais bidimensionais.